Questões Concurso Câmara de Santana de Parnaíba - SP

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No que tange ao patrimônio público, em relação aos bens móveis e imóveis é correto afirmar, exceto:

Dentre os objetivos definidos pela Resolução CNE/CEB 04/2010, analise o objetivo abaixo e complete-o com o termo correspondente.
“Estimular a reflexão _____________ que deve subsidiar a formulação, a execução e a avaliação do projeto político-pedagógico da escola de educação básica” 

Analise cada assertiva, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa pertinente.

[  ] A gestão escolar é o meio pelo qual as instituições educacionais são conduzidas e organizadas, tendo em vista prioritariamente os fatores de ordem estrutural.
[  ] As ações adotadas pela gestão de cada escola constituem os métodos e as perspectivas a serem implementadas para o desenvolvimento dos processos educativos.
[  ] Os moldes da administração clássica do ensino público foram totalmente substituídos por modelos de gestão mais democráticos que caracterizam a realidade da contemporaneidade.
[  ] A palavra gestão tem sua origem do latim “gestio”, que quer dizer “ato de administrar, de gerenciar”, ou seja, a ação de gerir determinado órgão ou instituição tem como incumbência geral a administração em seus mais variados aspectos.

Leia o texto a seguir para responder à questão.



Paris acorda



    O homem se rende ao cansaço dos seus excessos, deita às sete da noite e dorme como um lago ou como uma criança. Havia o que andar pela noite, mas os seus olhos pisados lhe fazem o grande apoio da fadiga. Como estão envelhecendo depressa, estes olhos! E como já foram ávidos e ansiosos! Agora, uma pálpebra caiu sobre a outra e, sob a sombra dos cílios, vieram sonhos feitos de saudade e pequenos cuidados. Não é possível uma evasão e um esquecimento, porque o que antes foi feito jamais deixará de ser, ao longo do sono, uma preocupação de amor e de medo.


    E esse homem se desperta, às seis da manhã, com o dia frio entrando pela janela. Não tem cigarros e seria esplêndido tomar uma xícara de café com leite. A rua está mais ou menos vazia, com a exceção dos pombos que beliscam o asfalto e das mulheres encapotadas que saem dos subterrâneos. Note-se a grande tranquilidade dos pombos e o certo ar de saciedade nos olhos das mulheres. É assim que Paris acorda: pombos serenos e mulheres nem sempre.


    O homem simplesmente passa. Num café da rua Marbeuf, quase esquina dos Champs-Élysées, uma moça de olhos e nariz parecidos com os de outra o espia de enviés. Primeiro, com alguma curiosidade. Depois, com um pouco de inesperada ternura. Para esse tímido, que mastiga o seu croissant, seria bom falar-lhe, dizer uma palavra qualquer de gratidão e agrado. Sairiam os dois, talvez, pelas calçadas dos Champs-Élysées e talvez fosse belo o que eles se dissessem. Mas aqueles olhos e aquele nariz se pareciam tanto com os da outra que, como a outra, talvez ela fosse natural de coração frio.


    O homem, então, pesou o mal e o bem que lhe podiam vir e, como era um rebelde, preferiu ficar sozinho, com a sua dor e o seu café au lait. Paris acordava e nada tinha a ver com isso.



MARIA, A. Paris acorda. In: TAUIL, G. (Org.) Vento vadio: as crônicas de Antônio Maria. Todavia, 2021, p.141-142. Disponível em

<https://cronicabrasileira.org.br/cronicas/16319/paris-acorda>.

Em relação à tonicidade, as palavras “ávidos” e “ansiosos”, que ocorrem no texto, são classificadas respectivamente como:

De acordo com a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, em 2003, o Ministério da Educação cria o Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. Em consonância ao referido programa, analise as assertivas abaixo:

I – O Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade visa transformar os sistemas de ensino em sistemas educacionais individualizados.
II – O Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade visa transformar os sistemas de ensino em sistemas educacionais inclusivos.
III – O Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade visa promover um amplo processo de formação de gestores e educadores nos municípios brasileiros para a garantia do direito de acesso de todos à escolarização.
IV – O Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade visa organizar o atendimento educacional especializado e a promoção da acessibilidade.

É verdadeiro o que se afirma em:

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