Questões Concurso Câmara de Salvador - BA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Câmara de Salvador - BA

Os dois problemas mastigatórios relacionados à articulação têmporo-mandibular (ATM) que mais comumente levam as pessoas ao consultório odontológico são as desordens musculares e as desordens articulares.

O diagnóstico diferencial entre as duas através do exame clínico e dos testes diagnósticos é extremamente importante para se estabelecer um tratamento efetivo.

Sendo assim, é importante:

Paciente comparece ao consultório odontológico para uma consulta de emergência apresentando dor intensa à mastigação na região do elemento 46. O teste de percussão e palpação para o elemento foram positivos. O paciente relata sensação de “dente crescido” e radiograficamente verifica-se um considerável espessamento do espaço do ligamento periodontal. Não há edema intra ou extrabucal visível.

O provável diagnóstico e o tratamento mais indicado nessa consulta de emergência são:

O escurecimento de dentes não vitais pode ocorrer em sequência a uma hemorragia na câmara pulpar causada por trauma ou necrose. Quando a descoloração ocorre pela presença de produtos da decomposição pulpar dentro dos túbulos dentinários, o prognóstico de um tratamento clareador é bom, porém essa técnica está frequentemente associada à reabsorção radicular externa.

Durante o clareamento de dentes não vitais, uma das medidas indicadas para prevenir essa ocorrência é:

A osteonecrose associada ao uso de bifosfonatos está relacionada a uma alteração da atividade dos osteoclastos e interfere na angiogênese através da inibição do fator de crescimento endotelial vascular, modificando o metabolismo ósseo.

Muitos pacientes apresentam potencial risco para desenvolver essa condição pós-exodontia, pois os bifosfonatos são utilizados no tratamento da:

Um paciente de 7 anos comparece ao consultório odontológico acompanhado pela responsável para uma consulta de revisão. Durante o exame clínico, o dentista notou que a criança apresentava algumas lesões incipientes inativas na superfície oclusal dos elementos 75, 85, 55 e 65. Os elementos 36 e 46 apresentavam-se em irrupção, estando ainda situados muito abaixo do plano de oclusão dos outros dentes. Evidenciou-se acúmulo de biofilme espesso nesses elementos, e, após profilaxia profissional, lesões de mancha branca ativas puderam ser facilmente visualizadas na face oclusal desses elementos.

Um plano de tratamento operatório conservador, que permita evitar necessidade futura de restauração na superfície oclusal dos elementos 36 e 46, seria a aplicação de:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis