Questões Concurso Câmara de Pará de Minas - MG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Câmara de Pará de Minas - MG

As palavras destacadas são substantivos, EXCETO em:

O artigo de opinião de Cortella, em sua forma escrita (e abstraindo-se o fato de que se trata de texto escrito para ser proferido em uma palestra), se analisado do ponto de vista estrito das prescrições da gramática normativa, traz alguns deslizes. Atente para os comentários feitos sobre alguns aspectos formais do texto. Identifi-que-os com V ou F conforme sejam verdadeiros ou falsos.

 A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Atente para o fragmento destacado e as asserções feitas sobre ele. Anteponha V (verdadeiro) ou F (falso) a cada afirmativa:

O essencial é tudo aquilo que não pode não ser: amizade, fraternidade, soli-dariedade, sexualidade, religiosidade, lealdade, integridade, liberdade, felicidade. Isso é essencial.”

( ) A fim de dar maior clareza e legibilidade, o verbo “ser”, na segunda ocorrência, poderia ter sido substituído por “haver” ou “existir”.

( ) O aposto é um termo acessório da oração, para a gramática tradicional. No excerto em foco, o aposto enumerativo é prescindível para a compreensão do ar-gumento exposto pelo autor.

( ) A dupla negativa é uma construção proibida pela norma padrão, visto que impede a correta compreensão do enunciado, como ocorre no caso do fragmento destacado.

( ) O vocábulo “essencial” assume diferentes funções no trecho destacado: na primeira oração, é adjetivo substantivado (por meio de um processo denominado derivação imprópria ou conversiva) e integra o sujeito; na última oração, integra o predicado (é um predicativo).

A ordem CORRETA, de cima para baixo, encontra-se na opção:

I. Desde o início de sua argumentação, Cortella já vai indicando quem seria o destinatário preferencial de seu texto, como se pode ver em “Por isso, uma carreira a ser “turbinada” exige a capacidade de “ensinar o que se sabe”.”

II. Cortella estabelece o perfil de um profissional bem-sucedido a partir de con-traposições de atributos, como se vê, por exemplo, em: demonstrar ambição x demonstrar ganância; estar em estado de atenção x estado de tensão; assumir postura de humildade x postura de subserviência.

III. Com o uso do aforismo atribuído ao filósofo grego Sócrates, “Só sei que nada sei”, Cortella contradiz Beda, o Venerável, pois naturaliza e justifica a ignorância humana.

Estão CORRETAS as afirmações:

As palavras estão acentuadas corretamente em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis