Questões Concurso Câmara de Bebedouro - SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Câmara de Bebedouro - SP

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


O cobiçado busto de Platão

Não se deve aceitar encomenda de amigos e familiares em viagens.

Jamais vai relaxar de verdade.

Em nossa estada na Grécia, minha esposa assumiu uma missão: comprar um busto em gesso do pensador Platão para sua prima Maria Dulce Reis. Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Acima, só o seu filho Otávio.

Beatriz não tinha como negar. Afinal, Dulce nunca pedira nada.

Em Atenas, entramos em várias lojinhas de lembranças e souvernirs locais. Eu sentia que iríamos percorrer a cidade inteira em busca do tesouro.

Eu dizia:

— Compre logo! Garanta logo! Depois não vai ter mais oportunidade de vir aqui.

Ou ela achava Platão grande demais, ou pequeno demais. Ou feio demais, ou chique demais.

Minha preocupação era apenas não errar a pessoa. Afinal, todos os expoentes da Grécia Antiga se parecem.

Um erro assim custaria caro, tínhamos que evitar. Não daria para retornar a Atenas, devolver o item e solicitar o cidadão certo.

Foi tamanho o pânico na idealização do presente que deixamos para escolher nas praias de Mykonos e Santorini. Só que lá não havia nada de bustos, de pensadores, de Acrópole.

Bateu o desespero. E agora?

Recomendei que Beatriz relaxasse. Certamente localizaríamos o produto no aeroporto de Atenas.

No nosso embarque, porém, quando não mais conseguiríamos reverter a situação, não existia Platão nas prateleiras do comércio do terminal internacional.

Partimos para o Plano B: trazer qualquer coisa de Platão: chaveiro, ímã, camiseta, bloco de notas, caneta, lápis. Compramos de tudo e raciocinamos: funcionaria como o equivalente a um busto.

Não é que Beatriz esqueceu a sacola no bagageiro do avião em nossa conexão?

Arrasada com o fracasso da expedição, Beatriz não desistiu. Tentou uma última cartada: adquirir o busto de Platão pela internet, no Mercado Livre. Mentiria que era da Grécia.

Com a lupa da malandragem, ampliou imagem por imagem das ofertas. Buscava uma estátua que não tivesse o nome em português. Se possível, uma com a inscrição como em Atenas, nos artigos para turista:

"Pláton". Não precisava ser o original .

Quando finalmente chegou o pacote, ela percebeu que se tratava de um boneco de plástico, não de gesso, feito em impressora 3D, com as linhas pontilhadas no rosto. E, para piorar, estava escrito em letras garrafais: PLATÃO.

Fabrício Carpinejar - Texto Adaptado

https://www.otempo.com.br/opiniao/fabricio-carpinejar/2024/7/26/o-cobicado-busto-de-platao
Com base no texto "O cobiçado busto de Platão", assinale a alternativa em que a concordância verbal está incorreta, considerando a norma culta da Língua Portuguesa.

No Excel, a função SE permite realizar análises condicionais em seus dados, executando diferentes ações com base no resultado de um teste lógico. Essa função é essencial para automatizar tarefas e tomar decisões de forma eficiente em suas planilhas.

Um funcionário precisa analisar o desempenho de vendas de uma equipe, classificando cada vendedor como "Atingiu a meta" ou "Não atingiu a meta", considerando que a meta de vendas é R$ 10.000,00.

Qual fórmula ele deve utilizar na célula C2 para exibir a classificação correta do vendedor, com base no valor de vendas presente na célula B2?

Em relação ao sistema de arquivos NTFS (New Technology File System) utilizado em sistemas operacionais Windows, analise as afirmativas a seguir.

I. O NTFS permite a definição de cotas de disco, que limita o espaço em disco que pode ser usado por um usuário específico.
II. No NTFS, as permissões de acesso a arquivos e pastas são herdadas por padrão, mas podem ser modificadas individualmente.
III. O sistema de arquivos NTFS oferece suporte à criptografia de arquivos e pastas para proteger dados confidenciais.
IV. A compactação de arquivos e pastas é um recurso do NTFS que permite economizar espaço em disco.

É correto o que se afirma em:

No Word 2013, a ferramenta "Mala Direta" permite a criação de documentos personalizados em massa, como cartas, etiquetas e envelopes, a partir de uma lista de destinatários. Imagine que você precisa enviar cartas individuais para diversos clientes, cada carta contendo o nome e endereço do cliente específico.

Analise as seguintes afirmações sobre o processo de Mala Direta no Word 2013.

I. A lista de destinatários pode ser criada no próprio Word ou importada de fontes externas, como um arquivo do Excel ou um banco de dados Access.
II. A ferramenta "Mesclar Campos" permite inserir campos da lista de destinatários no documento principal, como nome, endereço e outros dados relevantes.
III. A opção "Visualizar Resultados" permite visualizar como as cartas serão impressas com os dados de cada destinatário antes de finalizar a Mala Direta.
IV. Após a mesclagem dos dados, é possível editar cada carta individualmente antes de imprimir ou enviar por e-mail.

É correto o que se afirma em:

Em uma planilha do Microsoft Excel 2016, um usuário deseja calcular a média aritmética das células de A1 até A10, desconsiderando valores nulos e células que contenham texto.

Qual fórmula o usuário deve utilizar para obter o resultado desejado?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis