Questões Concurso Assembléia Legislativa - ES

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Assembléia Legislativa - ES

Nos anos transcorridos entre 1954 e 1964 assistiu-se a uma mudança significativa nos padrões de consumo da população brasileira.

Sobre essa mudança, é INCORRETO afirmar que:

Entre os grandes escritores latino-americanos do século XX podemos destacar, EXCETO:

"O objeto primeiro da reflexão filosófica é o ser humano, visto não como uma entidade abstrata, colocada fora da sua época, mas dentro de situações concretas: é isso que caracteriza a existência humana."

O fragmento acima pertence à corrente filosófica que, após a 2a Guerra Mundial, quando o pesadelo nuclear alimentava a falta de sentido da vida, alcançou grande destaque.

O nome dessa corrente e o do seu principal representante são, respectivamente:

 Ao longo do século XX, no Brasil, as favelas foram pouco a pouco adquirindo visibilidade política, a ponto de se falar freqüentemente do "problema da favela". Passou, também, a ser tema importante nos estudos acadêmicos. Muitos desses olhares sobre a favela passaram a ver os "favelados" como "marginais sociais", "economicamente parasitários", "culturalmente desajustados" e "potencialmente subversivos". No entanto, a maior parte dos moradores das favelas brasileiras não pode ser assim considerada.

Com relação ao texto, analise as afirmativas a seguir:

I. os favelados não são parasitários porque são imprescindíveis à economia urbana;

II. os favelados não são desajustados porque na verdade se adaptam à grande cidade e acabam conhecendo-a melhor do que os integrantes da elite;

III. os favelados não são subversivos em potencial porque a maioria acaba votando em candidatos e partidos conservadores, contra seus próprios interesses de longo prazo.

É/são correta(s) a(s) afirmativa(s):

Entre as iniciativas tomadas pela sociedade civil, na década de 90, para responder à exclusão social de milhões de brasileiros, a de maior repercussão junto à opinião pública foi a coordenada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho.

O lema da sua campanha foi:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis