Listagem de Questões Concurso ABDI
Perseguir ideias e viver intensamente o exercício do pensamento visual faz parte da pesquisa artística e investigadora dos artistas.
Abordar a natureza através de cilindros, esferas e cones foi objetivo de pesquisa artística de um artista abaixo relacionado. Indique-o.
Paul Cézanne
Pablo Picasso
Paul Gauguin
Claude Monet
Franz Krajcberg
A leitura, enquanto conteúdo escolar, é uma das maneiras de proporcionar o desenvolvimento estético. Pesquisa sobre apreciação artística efetuada por Michael Parsons (1992) tem contribuído para um maior entendimento sobre a leitura de imagens na escola. Segundo o autor, em cada estágio aparece um tópico estético que prevalece na leitura.
Assinale o tópico estético predominante no terceiro estágio.
A cor
A expressão
O aspecto formal
O tema
O espaço do quadro rejeita distinções entre forma e fundo, sua principal característica é a tentativa de situar uma forma no espaço, sem o processo formal da perspectiva.
Essa afirmativa descreve o movimento denominado:
Cubismo.
Futurismo.
Maneirismo.
Pontilhismo.
Pós-Impressionismo.
No que tange ao desenho artístico, identifique as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).
( ) O fusain é um carvão indicado para desenhar.
( ) A perspectiva linear é a que indica precisamente o afastamento relativo dos objetos pela gradação de cores e tons.
( ) Um croqui, estudo ou esboço pode ser considerado o embrião de um desenho.
( ) Dentre as relações das proporções existentes entre as diversas partes do corpo humano, uma das utilizadas é a de 7,1/2 cabeças.
( ) O ponto de fuga é o ponto que estabelece o foco do desenho.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
V – V – V – F – F.
V – F – V – V – V.
V – F – V – F – F.
F – V – F – F – V.
Neste ano o mundo da arte recebeu com pesar a notificação de morte do pintor e escultor catalão Antoni Tàpies, 88 anos, considerado um dos maiores representantes europeus da arte abstrata do pós-guerra.
Frente à obra de Tàpies, podemos afirmar que:
ele utilizava nos seus quadros materiais específicos da pintura tradicional.
incorpora materiais de lixo urbano em propostas naturalistas.
o gesto liberta-se, porém sem liberdade poética, sendo a pintura reflexiva e simbólica.
na tela tudo parece estar sob o controle das linhas.
com o tempo passou a ser mais expressiva e deu origem àquilo que se designa por pintura matérica, ganhando volume.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}