Questões de Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS da ITEDES

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS da ITEDES

A respeito da Vigilância Sanitária, analise as afirmativas abaixo:

I. As práticas da Vigilância Sanitária, além do conhecimento técnico-científico, devem pautar-se pelo conjunto de leis fixadas no ordenamento jurídico.

II. A vigilância sanitária é um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

III. A atividade de vigilância sanitária faz parte das competências do SUS e tem caráter prioritário, por sua natureza essencialmente preventiva.

IV. A vigilância sanitária pode ser concebida como um espaço de exercício da cidadania e do controle social, por sua capacidade transformadora da qualidade dos produtos, dos processos e das relações sociais.

V. Uma plena estruturação da vigilância sanitária é requisito fundamental para a implantação do SUS devido ao seu poder normativo e fiscalizatório dos serviços contratados e da qualidade dos insumos terapêuticos consumidos pelos serviços.

São verdadeiras as afirmativas:

A respeito dos indicadores de saúde, assinale a afirmativa INCORRETA:

A Organização Mundial de Saúde declarou ser a tuberculose uma emergência mundial, por estar fora de controle em muitas partes do mundo. A desestruturação familiar, as carências pessoais, as drogadições (particularmente o alcoolismo), a falta de assistência social e a miséria concorrem para a baixa adesão ao tratamento. Os profissionais de saúde têm um papel diferenciado na assistência ao paciente, ajudando- o a concluir o tratamento com êxito. A estratégia DOTs (Tratamento Diretamente Observado) para o controle eficaz da tuberculose fundamenta-se nos seguintes componentes:

1. Compromisso político com fortalecimento de recursos humanos e garantia de recursos financeiros, elaboração de planos de ação (com definição de atividades, metas, prazos e responsabilidades) e mobilização social.

2. Diagnóstico de casos por meio de exames bacteriológicos de qualidade.

3. Tratamento padronizado com a supervisão à distância da ingestão das doses dos medicamentos.

4. Fornecimento e gestão eficaz de medicamentos.

5. Sistema de monitoramento e avaliação ágil que possibilite o monitoramento dos casos desde a notificação até o encerramento do caso.

Em relação ao DOTs, estão corretos os itens:

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. É função dos CAPS:

I. Prestar atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando assim as internações em hospitais psiquiátricos.

II. Promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais através de internações programadas.

III. Regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental na sua área de atuação.

IV. Dar suporte à atenção à saúde mental na rede básica.

V. Organizar a rede de atenção às pessoas com transtornos mentais nos municípios. S

ão verdadeiras as opções:

São características do processo de trabalho das equipes de Atenção Básica, EXCETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis