Questões sobre Conceitos e funções

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Conceitos e funções

A procura por escovas progressivas aumentou muito nos últimos anos e, proporcionalmente, aumentaram também as reclamações dos usuários que se submeteram a esse procedimento. Dados da ANVISA mostram que as notificações de danos causados por produtos para alisamento capilar triplicaram no primeiro semestre de 2009 em comparação com todo o ano de 2008. Suspeita-se que a maioria dos casos decorra do uso indevido de substâncias alisantes. Como medida preventiva contra esses danos, a ANVISA publicou resolução restringindo o acesso da população a algumas substâncias, a fim de proteger a saúde de profissionais e consumidores. Com relação à atuação da ANVISA na vigilância sanitária das tecnologias de beleza, limpeza e higiene, julgue os itens de 101 a 104.

A vigilância sanitária das tecnologias de beleza, limpeza e higiene compreende o controle da cadeia de produção, incluindo-se os métodos e as técnicas nela empregados, até o consumo final.

Um programa de manutenção preventiva pode reduzir o número de manutenções corretivas e, em consequência, a inconveniência e a frustração trazidas por um defeito inesperado podem reduzir a probabilidade de ocorrência de efeitos adversos. Sobre os passos do modelo clássico de programa de manutenção preventiva, estão CORRETAS as proposições:

I – Inspeção visual: Concentrase nos problemas que possam ser detectados visualmente, tais como gabinetes danificados, pintura desgastada, vestígios de curtoscircuitos, filtros sujos, conectores quebrados, etc.

II – Limpeza: Remoção de sujeira do painel e das partes eletrônicas internas são atividades típicas dessa ação.

III – Testes de funcionamento: Têm o objetivo de verificar a efetividade e as calibrações do aparelho.

IV – Testes de segurança: Geralmente baseiamse em algum tipo de norma compulsória ou voluntária, como a NBR/IEC 6011, que trata da segurança elétrica dos equipamentos médicos. Além dos testes elétricos mais comuns, recomendase a verificação de outros dispositivos, como válvulas de alívio, blindagens contra fuga de radiação, proteções contra sobrepressão, etc.

Gerência de Risco Sanitário Hospitalar (GR) pode ser definida como um “ conjunto de atividades que visa reduzir ao mínimo os efeitos indesejáveis causados pelos produtos aos usuários, que podem interferir na segurança e na qualidade da assistência à saúde” (ANVISA, 2004). Na coordenação da Gerência de Risco, conforme o Termo de Referência da ANVISA, as atribuições/responsabilidades do Gerente de Risco são:

I – Divulgar o serviço da Gerência de Risco, competências, deveres e abrangência, apenas para sua equipe.

II – Acompanhar a implementação das ações corretivas, reparos e/ou substituições dos equipamentos, artigos e kits diagnósticos associados às queixas problemas.

III – Capacitar os usuários para a elaboração das notificações e manutenção do programa de vigilâncias.

IV – Participar da equipe administrativa com representantes da instituição, do fabricante e da OIT, para estudo dos incidentes ocorridos ou potenciais.

V – Conhecer e estar atualizado quanto à legislação vigente, pertinente às suas áreas de atuação.

Estão CORRETAS:

Considerando a importância do gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde, julgue os itens a seguir.

O gerenciamento de resíduos sólidos no ambiente hospitalar é normatizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente, sendo avaliado pela comissão de controle de infecção estadual.

Em conformidade com as regras de inspeção de produtos de origem animal dentro do estado do Ceará, julgue os próximos itens.

A inspeção sanitária de produtos de origem animal, a ser feita pelo produtor, é optativa.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis