Questões de Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS do ano 2005

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Acerca do papel das centrais de regulação nos sistemas de saúde, sistemas de informações, avaliação tecnológica em saúde, processos de acreditação e planejamento governamental, julgue os itens a seguir.

O atual planejamento plurianual (PPA) do governo federal (2004-2007) possui uma concepção metodológica matricial, que integra objetivos setoriais a programas transversais no âmbito do governo.

Acerca do papel das centrais de regulação nos sistemas de saúde, sistemas de informações, avaliação tecnológica em saúde, processos de acreditação e planejamento governamental, julgue os itens a seguir.

A acreditação de serviços de saúde constitui-se em estratégia e ferramenta para garantia da qualidade dos serviços de saúde, podendo ainda ser aplicada a sistemas e operadoras de planos, sendo que o modelo mais usado no Brasil, tomando como referência o manual básico do Organismo Nacional de Acreditação (ONA), abrange principalmente as dimensões de processo e de estrutura, nos serviços onde o mesmo é aplicado.

Acerca do papel das centrais de regulação nos sistemas de saúde, sistemas de informações, avaliação tecnológica em saúde, processos de acreditação e planejamento governamental, julgue os itens a seguir.

No Brasil, a avaliação tecnológica em saúde (ATS) envolve principalmente a regulação da ANVISA, da ANS e da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde.

A gestão baseada em resultados tem estreitas relações com os conceitos de governo de resultados e foco no cliente. Com referência a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

A utilização intensiva da microeletrônica e da informática, que permitiu lógicas de produção ainda em larga escala, mas com importante possibilidade de customização de produtos e serviços, permitiu também o surgimento de modelos de gestão que têm o cliente como paradigma na gestão de serviços.

A gestão baseada em resultados tem estreitas relações com os conceitos de governo de resultados e foco no cliente. Com referência a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Esse tipo de gestão implicou a proposição de novas práticas de financiamento no âmbito da administração pública de vários países, por meio de pagamentos a organizações baseados no volume de clientes atendidos, também conhecidos como financiamento da demanda, ao contrário de práticas tradicionais de financiamento da oferta.

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