Questões de Veterinária da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Veterinária da FUNDATEC

Os sistemas de criação dos equinos favorecem uma elevada prevalência de infecções parasitárias já nas primeiras semanas de vida. Nessa espécie animal, há uma grande variedade de parasitos gastrintestinais. Entre eles, estão os pequenos estrôngilos (também conhecidos como ciatostomíneos) e os grandes estrôngilos. O Strongylus vulgaris é considerado um dos helmintos mais patogênicos, principalmente na sua forma imatura, devido às lesões ocasionadas pela sua migração que podem levar à alteração da artéria mesentérica e causar cólica tromboembólica severa, que pode levar o animal ao óbito. Dentre os medicamentos abaixo, assinale a alternativa que corresponde aos medicamentos indicados para o controle dessa parasitose. 

Em relação às parasitoses por nematódeos gastrintestinais em bovinos e ovinos, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) As principais localizações desses parasitos nos ruminantes são o rúmen, retículo, omaso e abomaso.
( ) A infecção causada pelo Haemonchus contortus pode resultar em anemia e hipoproteinemia se a verminose não for controlada.
( ) Nos casos de parasitismo por Trichostrongylus sp., os nematódeos causam atrofia das vilosidades intestinais, causando perda de peso e diarreia por má absorção.
( ) A migração das larvas de Oesophagostomum spp. resulta na formação de nódulos na mucosa intestinal.
( ) A penetração pela via transcutânea das larvas infectantes (L3) do Strongyloide papillosus é considerada como a mais relevante forma de invasão nos hospedeiros.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é.

O sangue é composto de uma parte líquida e outra sólida. A parte sólida é composta por eritrócitos, leucócitos e plaquetas. Nas aves, répteis e anfíbios, todas as células possuem núcleo. Nos mamíferos, apenas os leucócitos são células nucleadas, as hemácias perdem seu núcleo durante sua formação, e as plaquetas são fragmentos de citoplasma da célula progenitora, os megacariócitos. A correta interpretação do hemograma é um recurso de grande importância para a conduta profissional do médico veterinário. Em relação ao hemograma, assinale a alternativa que relaciona corretamente o termo técnico com o evento observado/identificado.

Em relação à urolitíase em ruminantes, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Urolitíase obstrutiva é o nome dado ao quadro clínico em que há necrose renal, podendo ser uni ou bilateral.
( ) A principal causa dessa doença em ruminantes alimentados com concentrados é o aporte excessivo de fósforo com desequilíbrio na relação Ca e P na dieta.
( ) Em ruminantes alimentados com concentrados, os cálculos são formados principalmente por estruvita (formada pela reação entre fosfato, magnésio e amônio).
( ) A doença é mais frequentemente observada em reprodutores machos alimentados com rações concentradas que estão sendo preparados para exposições ou venda.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

No Brasil, há uma doença conhecida como zigomicose, dermatite granular, swamp cancer, granuloma ficomicótico e, nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mais conhecida pelo nome popular de “ferida da moda”. A maioria dos casos dessa enfermidade corresponde a lesões cutâneas nas extremidades distais dos membros e na porção ventral da parede toracoabdominal em equinos. Embora o Pantanal brasileiro seja o local de maior ocorrência da doença em equinos no mundo, o primeiro relato da doença ocorreu no Rio Grande do Sul. Assinale a alternativa que corresponde ao nome pelo qual a doença referida é denominada na literatura científica. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis