Questões sobre Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Geral

A epidemiologia é uma disciplina básica da saúde pública voltada para a compreensão do processo saúde-doença no âmbito de populações, sobre esse tema, considere as seguintes afirmativas:

I - Como ciência, a epidemiologia fundamenta-se no raciocínio causal; já como disciplina da saúde pública, preocupa-se com o desenvolvimento de estratégias para as ações voltadas para a proteção e promoção da saúde da comunidade.

II - A epidemiologia preocupa-se com a qualidade e a quantidade dos eventos relacionados com o processo saúde-doença na população. A quantidade inclui não só o número desses eventos, mas também os tipos de doenças que essas populações desenvolvem.

III - Epidemiologia é o estudo da freqüência, da distribuição e dos determinantes dos estados ou eventos relacionados à saúde em específicas populações e a aplicação desses estudos no controle dos problemas de saúde.

IV - Os achados epidemiológicos nunca são suficientes para a implementação de medidas de prevenção e controle.

As afirmativas CORRETAS são:

Fisiologia é o ramo da biologia que estuda o funcionamento do organismo, permitindo o entendimento dos mecanismos pelos quais os animais se mantêm vivos, como os órgãos e sistemas desempenham suas funções, como ocorre a integração dos vários órgãos e sistemas, como as funções fisiológicas mudaram ao longo da história evolutiva dos animais e como os animais interagem com seu meio ambiente e com seres da mesma espécies ou espécies distintas. Com base nisso, qual a melhor alternativa para definir o que a fisiologia comparativa estuda?

Para o controle racional da Haematobia irritans (“mosca dos chifres”), é preconizado o emprego de inseticidas químicos e a utilização de um coleóptero africano para a destruição das massas fecais nas pastagens. Esse coleóptero, vulgarmente conhecido como “besouro do esterco” ou “besouro rola bosta”, é:

Em bovinos, uma forma de mastite piogranulomatosa crônica progressiva na glândula mamária e nos linfonodos associados, quando causada por uma alga eucariota sem coloração, muitas vezes é de difícil tratamento medicamentoso, sugerindo-se o afastamento do animal doente dos sadios do rebanho. Esses agentes estão amplamente distribuídos no meio ambiente, principalmente na água. A alga envolvida nesse processo infeccioso pertence ao gênero:

Analise as assertivas abaixo de acordo com o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), do MAPA, no tocante à resposta imune contra a brucelose na infecção e na vacinação:

I. A proteção contra a infecção e a eliminação da bactéria do organismo hospedeiro dependem primariamente da resposta imune mediada por células.

II. Os microrganismos do gênero Brucella são parasitas intracelulares facultativos, com capacidade de se multiplicar e sobreviver dentro de macrófagos.

III. Além da resposta imune celular, anticorpos específicos (imunidade humoral) contra a cápsula bacteriana também são produzidos durante a infecção.

IV. A resposta sorológica pós-infecção ou vacinação produz-se a partir da primeira semana, aparecendo, em primeiro lugar, o isotipo IgM e, logo após, o IgG1.

V. Quando a vacinação for realizada após os 8 meses de idade, os títulos vacinais tendem a permanecer elevados por mais tempo, podendo gerar reações falsopositivas nos testes indiretos de diagnóstico.

Quais estão corretas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis