Questões sobre Clínica Médica Veterinária

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Clínica Médica Veterinária

#Questão 1074226 - Veterinária, Clínica Médica Veterinária, IBFC, 2022, INDEA-MT, Fiscal Estadual de Defesa Agropecuária e Florestal - Médico Veterinário

O médico veterinário (oficial ou autônomo) tem como responsabilidade a colheita e o envio de material biológico para análise laboratorial de todos os animais mortos com sinais clínicos compatíveis com encefalites. Acerca da colheita de material e exames laboratoriais para diagnóstico da raiva de acordo com o Manual Técnico de Controle da Raiva em Herbívoros – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 2009. Assinale a alternativa correta.

#Questão 1074227 - Veterinária, Clínica Médica Veterinária, IBFC, 2022, INDEA-MT, Fiscal Estadual de Defesa Agropecuária e Florestal - Médico Veterinário

Acerca das doenças transmitidas por alimentos, analise o texto abaixo que foi extraído e adaptado do Manual de Treinamento de Vigilância Epidemiológica das Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar – Ministério da Saúde, 2021:
“O botulismo é uma doença não contagiosa, resultante da ação de uma potente neurotoxina produzida pelo ______, cuja forma ______ é amplamente distribuída na natureza, no solo e em sedimentos de lagos e mares. São encontrados em produtos agrícolas como legumes, vegetais, mel, vísceras de crustáceos e no intestino de mamíferos e peixes. Essa neurotoxina é ______, sendo inativada pelo calor a uma temperatura de 80°C por, no mínimo, dez minutos.”
Após analisar o excerto de texto anterior, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

#Questão 1074258 - Veterinária, Clínica Médica Veterinária, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Médico Veterinário

A composição iônica dos líquidos corpóreos é fundamental para manter o funcionamento ideal das células, sendo o hidrogênio um dos íons que determinam a acidez dos líquidos corpóreos. Analise as sentenças abaixo com relação ao equilíbrio ácido-básico e assinale a alternativa correta.

I. As alterações no pH corpóreo são corrigidas por ajustes na ventilação ou pela função renal, sendo que os pulmões podem regular a concentração de HCO3 - e os rins podem alterar a PaCO2.
II. A alcalose metabólica é um distúrbio causado pela adição de base em excesso ou pela perda de ácido, elevando o pH sanguíneo. A causa mais comum é provocada por vômitos persistentes.
III. A diminuição do pH sanguíneo, provocada pelo acúmulo de dióxido de carbono, está relacionada à diminuição da frequência respiratória.
IV. A alcalose respiratória é causada pelo aumento da frequência respiratória, o que provoca também aumento do dióxido de carbono e dos íons Hidrogênio no sangue, elevando o pH sanguíneo. 

#Questão 1074270 - Veterinária, Clínica Médica Veterinária, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Médico Veterinário

Esta doença emergente na suinocultura brasileira, apesar de não causar impactos de saúde pública e nem embargos econômicos, deve ser rapidamente notificada aos órgãos oficiais de defesa sanitária animal no surgimento de qualquer suspeita. Isso se deve ao fato de ela ser clinicamente indistinguível das doenças vesiculares de suínos (febre aftosa, doença vesicular do suíno, exantema vesicular do suíno e estomatite vesicular), que são todas de notificação obrigatória. O agente causador da doença em questão é:

A ingestão de samambaia (Pteridium aquilinum) produz três formas de intoxicação em bovinos, duas crônicas caracterizadas por neoplasmas no trato digestivo superior ou na bexiga, é uma doença aguda caracterizada por hemorragias. A intoxicação por samambaia é a segunda causa mais importante de intoxicação por plantas na Região Central do Rio Grande do Sul, correspondendo a 12% de todas as mortes de bovinos causadas por plantas tóxicas. Quanto a alteração nos exames laboratoriais que os bovinos possam apresentar, após uma intoxicação por samambaia, podemos afirmar que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis