Questões sobre Clínica Médica Veterinária

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Clínica Médica Veterinária

Peste Suína Clássica (PSC) é uma doença de origem viral (pestivírus), altamente contagiosa, que se manifesta na forma aguda, subaguda, crônica ou clínica inaparente. A infecção ocorre pela via oronasal, sendo as tonsilas o primeiro sítio de replicação do vírus, que em seguida penetra na corrente circulatória alcançando linfonodos, baço, rins, porção distal do íleo e cérebro. Entre as alterações macroscópicas, observam-se congestão, infarto e hemorragias em diversos graus (petéquias e equimoses) em quase todos os órgãos e tecidos. Apresenta esplenomegalia, congestão ou petéquias e sufusões na epiglote, principalmente, nos casos crônicos, presença de amigdalite necrótica purulenta. Próximo à junção ileocecal, podem ser vistas pequenas úlceras que geralmente são resultado de infecção secundária comumente causada por:

Retrovírus são vírus-RNA envelopados, os quais são adquiridos da membrana celular da célula hospedeira e rodeiam um capsídeo icosaédrico. Os retrovírus dos gêneros Alpharetrovirus, Betaretrovirus, Gammaretrovirus, Deltaretrovirus e Epsilonretrovirus são muitas vezes referidos como retrovírus oncogênicos, porque podem induzir transformação neoplásica nas células que infectam. Os representantes do gênero Lentivirus causam doenças como a Anemia Infecciosa Equina, Maedi-Visna e Artrite Encefalite Caprina, entre outras. Em relação às doenças citadas, é correto afirmar que:

Duas doenças de importância econômica que acometem o rebanho suíno brasileiro são a Pneumonia Enzoótica Suína e o Complexo Enteropatia Proliferativa.
Relacione corretamente as enfermidades com suas características:
Coluna 1 Enfermidades
1. Pneumonia enzoótica suína 2. Enteropatia Proliferativa de suínos
Coluna 2 Características
( ) O agente causador é um micoplasma que tem a habilidade de mimetizar várias superfícies antigênicas e utilizar-se dessa variação para evadir-se do sistema imune. ( ) Suínos podem se tornar assintomáticos e eliminam o agente nas fezes e, com isso, desempenham papel importante na disseminação da infecção. ( ) O diagnóstico diferencial inclui a disenteria suína (Brachyspira hyodysenteriae), salmonelose e úlceras gástricas. ( ) O agente primário é Lawsonia intracellularis, bactéria intracelular obrigatória.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Espécie canina, fêmea, porte médio, 13 anos de idade. Apresenta anorexia, perda de peso significativa observada nos últimos 15 dias e mucosas pálidas. Na palpação abdominal percebe-se uma estrutura endurecida, provavelmente no baço. O laudo ultrassonográfico indica baço de contornos definidos, dimensões acentuadamente aumentadas e ecogenicidade mantida. Presença de grande massa heterogênea, com áreas cavitárias e bem vascularizada, mensurando na sua maior dimensão cerca de 9 cm. No lobo hepático quadrado há presença de duas massas de cerca de 1 cm. A análise histopatológica da biópsia do baço mostrou proliferação celular neoplásica, caracterizada pela presença de múltiplos focos de vasos e capilares atípicos, em aumentado número, ectásicos, irregulares e congestos. Há a presença de invasão estromal desorganizada, com células ora estreladas ora fusiformes endoteliais grandes com moderada anisocitose e citoplasma inconspícuo, associadas a focos de necrose e infiltrado inflamatório misto, principalmente em superfície. Pequenos microêmbolos são notados simultaneamente.
Assinale a alternativa correta para diagnóstico, tratamento de eleição e prognóstico, respectivamente.

Um cão macho SRD, de 4 anos de idade, foi atendido em uma clínica veterinária com histórico de lambedura e prurido anal. Esse animal pode estar parasitado por:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis