Questões de Turismo

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Turismo

A ABAV publicou em 22/8/2008 uma pesquisa realizada em âmbito nacional, intitulada de Pesquisa Setorial. O documento representa um diagnóstico dos fatores críticos de competitividade e expressa a realidade do setor de agenciamento e operações turísticas no Brasil. A pesquisa concluiu, acerca da cobrança dos serviços, que 60,1% das agências nunca cobram do cliente os serviços prestados, recebem apenas comissões dos fornecedores. Entretanto, já se observa que um grupo pequeno, cerca de 14,8%, cobra por todos os serviços e um outro grupo, cerca de 26,3% das agências, cobra por alguns dos serviços prestados.

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subsequentes sobre as agências de viagens e seu mercado de atuação.

O mercado de agências de viagem está passando por um momento de reestruturação. Observa-se uma tendência mundial, por parte das empresas fornecedoras de produtos e serviços turísticos, em eliminar os custos da intermediação de vendas (comissões). Frente a essas mudanças, a intermediação deverá deixar de ser o principal produto das agências, que passarão a atuar como consultores de viagens, cobrando taxas de serviços diferenciadas. Ao analisar os principais resultados obtidos na pesquisa setorial citada no texto, percebe-se que essa tendência já chegou ao Brasil, pois 41,1% das agências pesquisadas cobram por algum serviço prestado.

A ABAV publicou em 22/8/2008 uma pesquisa realizada em âmbito nacional, intitulada de Pesquisa Setorial. O documento representa um diagnóstico dos fatores críticos de competitividade e expressa a realidade do setor de agenciamento e operações turísticas no Brasil. A pesquisa concluiu, acerca da cobrança dos serviços, que 60,1% das agências nunca cobram do cliente os serviços prestados, recebem apenas comissões dos fornecedores. Entretanto, já se observa que um grupo pequeno, cerca de 14,8%, cobra por todos os serviços e um outro grupo, cerca de 26,3% das agências, cobra por alguns dos serviços prestados.

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subsequentes sobre as agências de viagens e seu mercado de atuação.

A Internet, como novo canal de distribuição dos produtos e serviços turísticos, não afetou a função intermediadora das agências de viagens. A relação direta entre as empresas fornecedoras e o cliente final sempre existiu, já que hotéis, locadoras de carros, companhias aéreas e outros fornecedores sempre praticaram e incentivaram o atendimento direto ao público.

Hoje, o mundo inteiro começa a falar dos custos e benefícios do turismo para a economia, meio ambiente e a sociedade, quando antigamente tratavam-se apenas das vantagens e das questões econômicas. A capacidade de carga das regiões turísticas e de seus habitantes já não faz parte do domínio reservado a alguns teóricos. No momento, essas questões são tratadas pelas organizações internacionais, congressos, seminários, conferências, equipes interdisciplinares de pesquisadores. Nos dias de hoje não se concebe mais o turismo como antigamente.

Julgue os itens seguintes, em relação às ideias do texto e aos estudos de sociologia do turismo e do lazer.

A sociologia do turismo veio da necessidade de se estudar a profunda alteração de valores que abala a sociedade industrial moderna e o seu comportamento após o aumento do tempo livre com a introdução dos direitos trabalhistas e instituição das férias remuneradas.

Hoje, o mundo inteiro começa a falar dos custos e benefícios do turismo para a economia, meio ambiente e a sociedade, quando antigamente tratavam-se apenas das vantagens e das questões econômicas. A capacidade de carga das regiões turísticas e de seus habitantes já não faz parte do domínio reservado a alguns teóricos. No momento, essas questões são tratadas pelas organizações internacionais, congressos, seminários, conferências, equipes interdisciplinares de pesquisadores. Nos dias de hoje não se concebe mais o turismo como antigamente.

Julgue os itens seguintes, em relação às ideias do texto e aos estudos de sociologia do turismo e do lazer.

O lazer pode estar desvinculado de qualquer atividade turística, assim como o turismo pode estar desvinculado de qualquer atividade de lazer. Porém, os dois podem se misturar, quando, por exemplo, o habitante de uma cidade pratica lazer em equipamentos turísticos, ou quando o turista pratica lazer em equipamentos de lazer da população. Percebe-se, nesses momentos, que a interação entre o visitante e o turista se dá em vários espaços do destino receptor, não apenas naqueles estruturados para atender o turista.

Hoje, o mundo inteiro começa a falar dos custos e benefícios do turismo para a economia, meio ambiente e a sociedade, quando antigamente tratavam-se apenas das vantagens e das questões econômicas. A capacidade de carga das regiões turísticas e de seus habitantes já não faz parte do domínio reservado a alguns teóricos. No momento, essas questões são tratadas pelas organizações internacionais, congressos, seminários, conferências, equipes interdisciplinares de pesquisadores. Nos dias de hoje não se concebe mais o turismo como antigamente.

Julgue os itens seguintes, em relação às ideias do texto e aos estudos de sociologia do turismo e do lazer.

Antigamente, eram levados em consideração apenas os custos e benefícios do turismo para a economia, e não para o meio ambiente e a sociedade. Os estudos da sociologia do turismo e os conceitos de turismo sustentável ajudaram a reverter esse quadro, ao conceber um planejamento turístico sério e comprometido com as questões citadas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis