A ABAV publicou em 22/8/2008 uma pesquisa realizada em âm...

A ABAV publicou em 22/8/2008 uma pesquisa realizada em âmbito nacional, intitulada de Pesquisa Setorial. O documento representa um diagnóstico dos fatores críticos de competitividade e expressa a realidade do setor de agenciamento e operações turísticas no Brasil. A pesquisa concluiu, acerca da cobrança dos serviços, que 60,1% das agências nunca cobram do cliente os serviços prestados, recebem apenas comissões dos fornecedores. Entretanto, já se observa que um grupo pequeno, cerca de 14,8%, cobra por todos os serviços e um outro grupo, cerca de 26,3% das agências, cobra por alguns dos serviços prestados.

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subsequentes sobre as agências de viagens e seu mercado de atuação.

A Internet, como novo canal de distribuição dos produtos e serviços turísticos, não afetou a função intermediadora das agências de viagens. A relação direta entre as empresas fornecedoras e o cliente final sempre existiu, já que hotéis, locadoras de carros, companhias aéreas e outros fornecedores sempre praticaram e incentivaram o atendimento direto ao público.

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