Questões sobre Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Geral

Em qualquer acidente, ocorre pelo menos uma destas três falhas humanas: negligência, imprudência, imperícia. Em relação a esse assunto, considere as afirmativas abaixo:

1. Falhas humanas constituem a principal causa de acidentes.

2. Negligência pode ser definida como displicência ou desleixo, e pode ser do proprietário do veículo, do condutor ou do órgão responsável pela manutenção e sinalização da via.

3. Imprudência pode ser caracterizada quando, por exemplo, um motorista expõe a si próprio e às demais pessoas a riscos desnecessários, sem medir conseqüências.

 4. Imperícia é o mesmo que falta de habilidade. Na prática, isso se caracteriza quando, por exemplo, um condutor não está suficientemente capacitado para usar determinado tipo de veículo.

Assinale a alternativa correta.

O Código de Trânsito Brasileiro traz em seu Anexo I um conjunto de conceitos e definições importantes. Em relação a esses conceitos e definições, considere as afirmativas abaixo:

1. CONVERSÃO é o movimento em ângulo, à esquerda ou à direita, de mudança da direção original do veículo.

2. CAMINHONETE é o veículo destinado ao transporte de carga com peso bruto total de até três mil e quinhentos quilogramas.

 3. CAMIONETA é o veículo misto destinado ao transporte de passageiros e carga no mesmo compartimento.

4. ESTACIONAMENTO é a imobilização de veículos por tempo superior ao necessário para embarque ou desembarque de passageiros.

 Assinale a alternativa correta

Após ter sido notificado de uma autuação, o condutor poderá protocolar um recurso em defesa própria. Em relação aos recursos de multas, considere as afirmativas abaixo:

1. Em primeira instância, uma Defesa Prévia poderá ser apresentada ao órgão autuador, dentro de 30 dias a contar do flagrante ou do recebimento da notificação.

 2. Em segunda instância, se a Defesa Prévia for indeferida, o infrator receberá uma Imposição de Penalidade, da qual poderá defender-se junto ao CENTRAN, num prazo máximo de 7 dias a contar do recebimento da Imposição de Penalidade.

 3. Em terceira instância, se tiver seu recurso negado no CENTRAN, o infrator poderá recorrer no JARI, num prazo novamente de 7 dias.

4. Só existe uma instância para recursos, que é a Defesa Prévia, a qual deve ser apresentada ao JARI num prazo de 90 dias a contar do flagrante ou do recebimento da notificação. Para isso, o infrator deverá pagar a multa antecipadamente, cujo valor lhe será restituído se houver deferimento.

Assinale a alternativa correta.

Sobre a suspensão dos direitos de dirigir, considere as seguintes situações:

1. Atingir 20 pontos, no prazo de 18 meses, na soma das infrações.

2. Dirigir sob influência de álcool ou outro entorpecente.

3. Dirigir em velocidade superior à máxima permitida em mais de 20% nas rodovias, vias rápidas e arteriais.

4. Dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública, ou os demais veículos.

O condutor poderá ter seu direito de dirigir suspenso quando se enquadrar em uma das infrações discriminadas nos itens

Os crimes de trânsito estão previstos no capítulo 19 do Código de Trânsito Brasileiro, no Código Penal, no Código de Processo Penal e na Lei 9.099, de 26/09/95. Acerca do assunto, considere as seguintes ocorrências:

1. Praticar homicídio ou lesões corporais culposas (não intencionais) estando na direção de veículo automotor.

2. Dirigir sob efeito de álcool ou de substâncias de efeitos similares.

3. Deixar de prestar socorro imediato a vítimas de acidentes de trânsito ou deixar o local para fugir da responsabilidade civil ou criminal.

 4. Dirigir ou permitir que alguém dirija sem ser habilitado, com habilitação suspensa ou cassada, embriagado ou sem condições físicas ou mentais de dirigir com segurança.

São considerados crimes de trânsito os comportamentos discriminados em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis