Questões sobre História, Modelos, Métodos e Práticas da Terapia Ocupacional

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História, Modelos, Métodos e Práticas da Terapia Ocupacional

A assistência social é um campo de atuação histórico dos terapeutas ocupacionais no Brasil. Porém, apenas recentemente a profissão foi regulamentada pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) como uma das categorias habilitadas para atuação no Sistema Único de Assistência Social – SUAS (OLIVEIRA; PINHO; MALFITANO, 2019). Esta habilitação se deu em: 

Aárea da Saúde do Trabalhador (ST) é um campo de práticas e saberes interdisciplinares e a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – PNSTT (BRASIL, 2012) é a mais importante referência. Esta política tem como premissa a atenção integral à saúde dos (as) trabalhadores (as). Neste cenário, o terapeuta ocupacional atua basicamente em 04 (quatro) frentes, que são: 

Tendo como referência o significado dos símbolos que compõem a logomarca da profissão de Terapeuta Ocupacional, assinale a segunda coluna de acordo com a primeira:
FOG – FOGO SER – SERPENTE CIR – CÍRCULO DEL – DELTA
( ) Representa a tríade da terapia ocupacional: terapeuta – cliente – atividade. ( ) Denota um objeto de convergência e de centralização de intenções, conhecimentos, comunhão, buscando-se saberia, harmonia e desenvolvimento universal. ( ) Denota o amor profundo pelo próximo e o entusiasmo por tudo que é nobre e generoso. ( ) Representa a livre criação, o infinito e o universo que se relaciona a algo que não tem nem início nem fim.
A sequência CORRETA é: 

As produções acadêmicas sobre a origem da Terapia Ocupacional podem ser analisadas a partir da categorização elaborada por Montaño para a profissão de Serviço Social, que também podem ser transpostas para a compreensão da profissão de Terapeuta Ocupacional. Endogenista e Histórico-Crítica são essas categorias (BEZERRA e TRINDADE, 2013). Assim, assinale a segunda coluna de acordo com a primeira:
EN – Endogenista HC – Histórico-Crítica
( ) Analisa o papel da profissão de Terapeuta Ocupacional a partir da reprodução social. ( ) A profissão de Terapeuta Ocupacional teria seu “início” com a utilização da atividade nas práticas de cuidado em saúde. ( ) A ação profissional é permeada pelas contradições que atravessam as políticas públicas. ( ) Observa-se a existência de uma autonomia da profissão do Terapeuta Ocupacional em relação à base material da sociedade.

A sequência CORRETA é: 

De acordo com a produção acadêmica sobre a profissão do terapeuta ocupacional, é consenso que ela se desenvolveu e se consolidou como atividade profissional no início do século XX. Porém, o termo terapia ocupacional surgiu no início deste século a partir do trabalho de: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis