Questões sobre História, Modelos, Métodos e Práticas da Terapia Ocupacional

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A infância e a adolescência foram historicamente construídas, de forma que, até o século XVIII, não havia nenhum comprometimento em termos de direitos e políticas públicas de assistência a essa população (Ayres, 2004), e muito menos com aqueles que apresentavam sofrimento psíquico. No cenário brasileiro, foi no século _______ que passaram a vigorar novas formas de entender a criança e o adolescente, assim como o cuidado ofertado aos mesmos; porém, ainda em uma perspectiva _____________. 

Conceitos como independência, autonomia, funcionalidade, bom desempenho, tão caros nas abordagens biomédica e da CIF, centradas no corpo individual, são questionados por autores, emergindo propostas de entender a deficiência no contexto da interdependência social, no enfrentamento de discriminações, preconceitos, opressões, na necessidade da participação social e de ações coletivas e políticas na solução dos problemas das diversidades. Emergindo propostas para entender a deficiência como: 

A gestação na adolescência é considerada um problema grave de saúde pública, conforme Nascimento, et al (2017) que ainda complementam que “a gestação nesta fase da vida pode causar sérios comprometimentos biológicos e psicológicos, além de dois eventos acontecerem sinergicamente: a adolescência e a gestação”. As transformações comportamentais e psicossociais que ocorrem na adolescência podem provocar mudanças em seu modo de pensar e agir, no desempenho dos seus papéis sociais e gerar modificações em suas relações com a família, amigos e companheiros e, ainda, na maneira como a adolescente se percebe como ser humano. O terapeuta ocupacional é o profissional de saúde que pode desenvolver sua abordagem com foco

Ao processo de mudanças ocorridas no tempo nos padrões de morte, morbidade e invalidez que caracterizam uma população específica e que, em geral, ocorrem em conjunto com outras transformações sociais e econômicas, chamamos: 

Um modelo é um instrumento de representação, que funciona para descrever a organização entre partes de alguns fenômenos empíricos e para identificar características e relações abstratas que se aplicam a toda uma classe de fenômenos. Os modelos em Terapia Ocupacional, em especial o modelo da ocupação humana, destinam-se a prover os profissionais de instrumentos conceituais modernos, que estão praticamente organizados para a teoria, a pesquisa e a prática.
(Ferrari, s/d.)
Diante do exposto, no que concerne ao modelo de ocupação humana, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É produzido em dois estágios, sendo o primeiro constituído para descrever um sistema de referência de sistemas abertos em formação. Já o segundo, conceitos específicos que explicam e descrevem a ocupação são integrados dentro do esquema de referência do sistema aberto.
( ) Organiza os aspectos de motivação, comportamento, cognição, que causam impacto na ocupação do indivíduo, mesmo que os componentes emocionais e cognitivos estejam consignados ao que é produzido pelo homem e o ambiente em seu entorno.
( ) Toda a ocupação humana brota de uma tendência inata, espontânea do sistema humano, ânsia de explorar e dominar o ambiente.
( ) Está baseado na suposição de que a ocupação é um aspecto central da experiência humana.
A sequência está correta em

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