Questões de Terapia Ocupacional do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Terapia Ocupacional do ano 2018

A Terapia Ocupacional é especialmente relevante no que diz respeito à vida cotidiana das pessoas e grupos acompanhados, articulando suas expressões culturais e econômicas. Pesquisas desenvolvidas nesse campo têm contribuído para agregar complexidade à compreensão e ao manejo das atividades cotidianas enquanto operadoras da participação social. Em Terapia Ocupacional, as atividades

Considere as assertivas sobre o papel do Terapeuta Ocupacional no Serviço de Acolhimento Institucional, na Modalidade Abrigo Institucional.

I. Facilita e promove a organização cotidiana, criando e valorizando os momentos de convívio e de trocas relacionais e de afeto.

II. Elabora projetos singulares de vida de forma dialogada, focando as estratégias e as atividades capazes de organizar a vida cotidiana, favorecer o pertencimento familiar e grupal e a adesão em projeto futuro.

III. Desenvolve brincadeiras, jogos e atividades criativas como instrumentos importantes para possibilitar a transformação de relações e de espaços indiferenciados em espaços de acolhimento e de produção de vida.

IV. Elabora a grade de atividades institucionais internas do serviço de acolhimento, ofertando alternativas de âmbito educacional, de lazer e de cultura para os acolhidos.

V. Oferece atenção individualizada, de forma a contribuir para a comunicação, expressão e elaboração de conflitos, lançando mão de atividades lúdicas, artísticas, corporais, verbais, entre outras.

VI. Identifica necessidades inerentes e específicas ao processo de envelhecimento biopsicossocial, favorecendo o uso de capacidades bem como redução e ajustes às limitações e restrições na participação em atividades.

VII. Desenvolve atividades que favoreçam a autonomia e a independência em atividades básicas e instrumentais da vida diária requeridas para manter-se na comunidade.

Está correto o que se afirma APENAS em

A Terapia Ocupacional caracteriza-se por promover processos que estimulam, incrementam e dão oportunidade à participação social das pessoas, grupos sociais e comunidades que experimentam impedimentos ou confrontam-se com obstáculos para realizar atividades significativas para si e para o meio social. Esses impedimentos caracterizam-se por conexões com problemáticas diversas de ordem

Na literatura, encontramos diversos modelos descritos sobre o conceito de Reabilitação Psicossocial. Alguns focam a reabilitação somente no indivíduo, outros na sociedade e outros que a reabilitação só acontece se forem considerados indivíduo e sociedade. No modelo proposto por Saraceno (1999), o autor descreve os três eixos sobre os quais se constrói a Reabilitação Psicossocial. São eles:

A desinstitucionalização na psiquiatria, vai além do fechamento dos hospitais psiquiátricos nos quais os pacientes ficavam internados por anos. Ela é entendida como o modo pelo qual se trabalha com novas possibilidades de vida das pessoas que, por anos ou décadas, viveram nesses espaços confinados. Não se trata de extinguir a internação médica, pois há momentos nos quais ela se faz necessária, mas sim acabar com a institucionalização. Para tanto, a Atenção Básica aparece como eixo que estrutura e viabiliza o cuidado em Saúde Mental contribuindo para que as internações sejam as mais breves possíveis, favorecendo a não institucionalização. Com relação a isso, é correto afirmar que

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis