Questões de Engenharia de Telecomunicações da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia de Telecomunicações da CESPE / CEBRASPE

O sinal transmitido interage com o canal radiomóvel de forma complexa. O sinal transmitido de um usuário é desvanecido em pequena e em larga escala. Em um sistema multiusuário, o sinal transmitido é, também, degradado pela interferência cocanal e pela interferência de canal adjacente. Desse modo, é necessário entender, caracterizar e modelar o canal radiomóvel, a fim de desenvolver algoritmos que possam suprir ou aproveitar os efeitos de desvanecimento no sinal transmitido. Por meio do conhecimento dos parâmetros que caracterizam o canal, podem ser desenvolvidos esquemas de transmissão e recepção com o objetivo de minimizar o efeito do canal. Com relação a esse tema, julgue os itens seguintes.

A dispersão do sinal, caracterizada pelo espalhamento de retardos, é ocasionada pela multiplicidade de sinais que chegam ao receptor percorrendo caminhos diferentes, cada um com sua amplitude, seu retardo temporal e seu ângulo de chegada. No receptor, esses sinais combinam-se vetorialmente, ocasionando pontos de sinais fortes ou de sinais fracos, causando, assim, a interferência intersimbólica.

Considerando a importância em se conhecer a estrutura de multipercursos do canal radiomóvel para se determinar os efeitos de desvanecimento de pequena escala, diferentes técnicas de sondagem do canal foram desenvolvidas. De modo geral, são três os princípios mais utilizados. Um deles é a sondagem por varredura no domínio da frequência, realizada por meio de um analisador de rede vetorial. Outro princípio é o da transmissão de um pulso temporal de curta duração, que tenta aproximar o efeito da transmissão de um impulso ideal. Uma terceira técnica é a que aproveita as propriedades estatísticas de sinais pseudoaleatórios, cuja autocorrelação apresenta resposta que se aproxima de um impulso, para realizar a sondagem. A respeito desse assunto, julgue os itens de 71 a 77.

O analisador vetorial de rede é um equipamento que realiza medidas por meio de comparação entre o sinal enviado e o sinal recebido e, para garantir uma medida correta, é necessário realizar o procedimento de calibração.

Um dos fatores que limitam a capacidade de transmissão desse sistema é a largura finita da banda passante do canal. Considerando apenas esse fator, a taxa de bits bruta máxima que o sistema pode suportar é de 400 kbps quando se utiliza a técnica QPSK, e 600 kbps, com a técnica 8-PSK.

Julgue os itens seguintes, considerando a figura acima, que mostra códigos de linha, de I a V, que podem ser utilizados para se fazer a transmissão de dados por um canal de banda básica — por exemplo, por um par trançado — com taxa de 2,048 Mbps.

A taxa de sinalização ou de taxa de modulação é de 2,048 Mbaud para o código I, 4,096 de Mbaud para os códigos II, III e IV, e de 1,024 Mbaud para o código V.

Acerca das técnicas de múltiplo-acesso, utilizadas, nas redes celulares, para acessar os canais disponíveis, julgue o item a seguir.

A técnica SDMA (space-division multiple access), que utiliza a direção como uma nova dimensão a ser alocada para diferentes usuários, é implementada por meio de um arranjo de antenas e da divisão em setores da célula. Em cada setor, a antena possui alto ganho direcional e, portanto, é gerada pouca interferência entre setores.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis