Questões de Engenharia de Telecomunicações da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia de Telecomunicações da CESPE / CEBRASPE

Diversidade é um termo utilizado para designar um grupo de técnicas para a redução da degradação do sinal transmitido, causada pelo desenvolvimento em pequena escala. Entre os vários tipos de diversidade, as mais utilizadas são a diversidade em frequência, a diversidade temporal e a diversidade espacial. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

Com relação às técnicas de múltiplo acesso, julgue os itens a seguir.

Em um sistema CDMA de comunicação celular, o procedimento de desligar, durante uma comunicação, o transmissor do terminal do usuário nos períodos em que não há atividade de voz ou dados para serem transmitidos propicia um aumento na capacidade do sistema.

Em face dessas considerações, julgue os próximos itens.

O terminal do usuário do sistema FDMA/FDD precisa ter um duplexador, o que resulta em aumento no custo desse terminal. O terminal do usuário de um sistema TDMA/FDD não necessita de duplexador, apenas de um comutador para comutar entre transmissão e recepção.

As técnicas de setorização da célula, controle de potência, antenas inteligentes, detecção multiusuário e alocação dinâmica de recursos são métodos de redução de interferência que aumentam a capacidade de redes de telefonia celular. Com relação a essas técnicas, julgue os itens a seguir.

O único objetivo do controle de potência é ajustar as potências de transmissão dos usuários da rede, de maneira que a razão sinal ruído mais interferência, de cada usuário, alcance o limiar requerido para um desempenho aceitável. Os limites podem ser diferentes para cada usuário.

A utilização de múltiplas antenas nos transmissor e receptor de um enlace de comunicação móvel cria um sistema linear com múltiplas entradas e múltiplas saídas (MIMO – multiple-input multiple-output), caracterizado por uma matriz de canal relacionando linearmente os sinais de entrada com os sinais de saída. Com relação a sistemas MIMO, julgue os próximos itens.

Considerando um modelo de múltiplos canais, em que todos os canais são aleatórios e estatisticamente independentes, pode-se transmitir diferentes sinais nos canais paralelos e, assim, aumentar a capacidade do sistema. Nessa situação, o ganho de capacidade (GC) cresce linearmente com o número máximo de elementos (transmissores e receptores). Para se explorar o GC, o ambiente de propagação deve ser pobre em espalhadores, a fim de se obter um valor baixo do espalhamento angular nos arranjos do transmissor e receptor.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis