Questões de Técnicas em Laboratório do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Técnicas em Laboratório do ano 2025

Em termos de tempo crítico para entrega da amostra ao laboratório, entre os seguintes, o tempo crítico para amostra de trato gastrointestinal é:

Quanto ao manejo do microscópio ótico, analisar os itens.
I. Começar a observação com a menor objetiva (colocar na de 10x para observação de bactérias). II. Colocar a lâmina com a preparação de baixo da platina e prendê−la com as pinças metálicas. III. Colocar na objetiva de menor aumento e baixar a platina completamente.

Está CORRETO o que se afirma:

O laboratório em que uma pessoa trabalha está incorporando uma nova metodologia para a dosagem de um determinado analito “Y” em seu painel de exames bioquímicos. A fim de avaliar a linearidade do teste, foi solicitado que ela prepare diluições seriadas a fim de que sejam amostrados ao menos sete pontos de aferição, sendo que o ponto 100 significa o analito padrão em sua concentração original (em mg/dL) e o ponto 10−6 o analito diluído na menor concentração (em mg/dL) da série desejada. Considerando−se que a concentração inicial do analito padrão é 0,1mg/dL, assinalar abaixo a alternativa correspondente à concentração do analito que essa pessoa espera obter no último tubo dessa série de diluição.

Sabe−se que fatores como dieta, gênero e atividade física podem resultar em alterações metabólicas e, consequentemente, no resultado de exames bioquímicos. Outros hábitos como o tabagismo e o consumo de álcool também podem influenciar em alguns parâmetros laboratoriais. Considerar os seguintes analitos/testes laboratoriais:

I. Glicemia. II. Trigliceridemia. III. Sorologia para HIV I/II. IV. Hemoglobina glicosilada (HbA1c).
Caso o paciente não seja devidamente informado da recomendação de abstinência de álcool em um período de, ao menos, 72h que antecedem a coleta, quais são os marcadores que podem sofrer a influência direta dessa falha de comunicação e do consumo recreativo dessa substância previamente à coleta?

Em consonância com a conduta de biossegurança a ser seguida após acidente punctório e com material perfurocortante, analise as afirmativas abaixo:

I - Quimioprofilaxia para o HIV − A administração de antirretrovirais (ARVs) após exposição ocupacional é recomendada pela Coordenação Nacional DST/Aids do Ministério da Saúde com base em estudos retrospectivos e caso-controle que identificam o efeito protetor de zidovudina (AZT) e a redução de viremia com os esquemas combinados de ARVs. A decisão de recomendar quimioprofilaxia para o funcionário exposto leva em consideração o tipo de exposição (gravidade, volume de material inoculado, profundidade) e o status sorológico do paciente-fonte (HIV+ sintomático ou não). Não é indicada em exposição com baixo risco de transmissão do HIV.
II - Profilaxia de hepatite B − A vacina antihepatite B consiste em três doses (0, 1 e 6 meses). Um indivíduo é considerado imunizado quando a dosagem de anti-HBs for maior ou igual a 10 UI/mL. A vacinação ou revacinação é recomendada como profilaxia para profissionais expostos a material biológico. A administração de Ig humana para hepatite B (HBIG) é indicada quando o paciente-fonte for positivo para HBsAg ou desconhecido e com riscos e o profissional acidentado não tiver sido imunizado anteriormente.
III - Profilaxia de hepatite C – protocolo de vacinação ou revacinação como profilaxia para profissionais expostos a material biológico.

É verdadeiro o que se afirma em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis