Questões de Sociologia da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Sociologia da FUNDATEC

#Questão 952833 - Sociologia, , FUNDATEC, 2023, PROCERGS, ANT - Analista Técnico / Assistente Social

Para Iamamoto (2009), o/a assistente social, ao atuar na intermediação entre as demandas da população usuária e o acesso aos serviços _________, coloca-se na linha de intersecção das esferas _________ e _________, como um dos agentes pelo qual o _________ intervém no espaço _________ dos conflitos, presentes no cotidiano das relações sociais.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

#Questão 952834 - Sociologia, , FUNDATEC, 2023, PROCERGS, ANT - Analista Técnico / Assistente Social

Para Salvador (2007), no tocante à questão previdenciária, as alterações realizadas pela Constituição de 1988, embora tenham mantido a lógica do seguro previdenciário, representaram verdadeira reforma da previdência, no sentido de sua ampliação e generalização para um número maior de trabalhadores/as. Sobre a temática, assinale a alternativa correta.

Segundo o texto “Etnias amazônicas: confrontos culturais e intercorrências no campo jurídico”, de Joaquina Barata (2018), analise as assertivas abaixo sobre características que apontam aspectos da identidade da sociedade nacional:
I. Prevalência da família nuclear. II. A desigualdade social é generalizada e tem sua base na divisão social do trabalho das relações de produção capitalistas, de onde emanam as classes sociais dominantes e subalternas. III. Gestão social pelo Conselho de Anciãos e sociedade sem Estado. IV. Não há a propriedade privada da terra, as comunidades apropriam-se livremente dela pelo trabalho e se tem a posse comunal. Quais estão corretas? 

#Questão 952835 - Sociologia, , FUNDATEC, 2023, PROCERGS, ANT - Analista Técnico / Assistente Social

Conforme Raichelis e Arregui (2021), a precarização do trabalho assume novas dimensões e manifestações na atualidade, atingindo o conjunto da classe trabalhadora, ainda que com diferentes intensidades, considerando-se a divisão sociotécnica, sexual e étnico-racial do trabalho. Sobre a temática, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O cotidiano profissional é marcado por tensões e desafios, mas é nesse mesmo cotidiano que se apresentam as possibilidades de superação e enfrentamento das requisições impostas, às quais os/as assistentes sociais não estão obrigados/as a se submeter, dispondo de autonomia relativa para propor e negociar suas propostas profissionais.
( ) No âmbito das relações trabalhistas, desde os anos 2000, experimenta-se um processo permanente de erosão do trabalho contratado, regulado e protegido dominante no século XX, mesmo que no Brasil tenha se instalado um Estado de bem-estar social.
( ) As metamorfoses no mundo do trabalho incidem no mercado de trabalho do Serviço Social e no exercício profissional de assistentes sociais e demais profissionais, em uma contextualização de degradação do trabalho e precarização das condições em que ele é exercido, impactando não apenas as condições materiais dos sujeitos que vivem do trabalho, mas também suas sociabilidades individual e coletiva.
( ) No que se refere às condições e relações de trabalho, assistentes sociais, na condição de trabalhadores/as assalariados/as, são submetidos/as aos mesmos processos de degradação e violação de direitos que sofre o conjunto da classe trabalhadora, no interior da heterogeneidade que a caracteriza.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo é: 

Analise as assertivas abaixo extraídas do texto “Feminismo e marxismo: apontamentos teórico-políticos para o enfrentamento das desigualdades sociais”, de Mirla Cisne (2018), assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Além da divisão sexual do trabalho, há mais duas modalidades de expressão das relações sociais de sexo: a divisão sexual do poder e a categorização do sexo. As relações sociais de sexos exprimem-se simultânea e conjuntamente por essas três modalidades. ( ) A investigação platônica que utiliza o método dialético possibilita uma análise crítica sobre as relações sociais, incorporado aos estudos feministas-marxistas, possibilita uma perspectiva teórica e também político-interventiva de desnaturalização das particularidades das diversas desigualdades. ( ) Feminismo e marxismo possuem a mesma aspiração, qual seja, a construção de um novo sistema de relações humanas pautadas na liberdade e na igualdade substantivas entre todos os sujeitos sociais, como também reivindica o Projeto Ético-Político do Serviço Social.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis