Questões de Sociologia da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Sociologia da FUNDATEC

#Questão 952835 - Sociologia, , FUNDATEC, 2023, PROCERGS, ANT - Analista Técnico / Assistente Social

Conforme Raichelis e Arregui (2021), a precarização do trabalho assume novas dimensões e manifestações na atualidade, atingindo o conjunto da classe trabalhadora, ainda que com diferentes intensidades, considerando-se a divisão sociotécnica, sexual e étnico-racial do trabalho. Sobre a temática, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O cotidiano profissional é marcado por tensões e desafios, mas é nesse mesmo cotidiano que se apresentam as possibilidades de superação e enfrentamento das requisições impostas, às quais os/as assistentes sociais não estão obrigados/as a se submeter, dispondo de autonomia relativa para propor e negociar suas propostas profissionais.
( ) No âmbito das relações trabalhistas, desde os anos 2000, experimenta-se um processo permanente de erosão do trabalho contratado, regulado e protegido dominante no século XX, mesmo que no Brasil tenha se instalado um Estado de bem-estar social.
( ) As metamorfoses no mundo do trabalho incidem no mercado de trabalho do Serviço Social e no exercício profissional de assistentes sociais e demais profissionais, em uma contextualização de degradação do trabalho e precarização das condições em que ele é exercido, impactando não apenas as condições materiais dos sujeitos que vivem do trabalho, mas também suas sociabilidades individual e coletiva.
( ) No que se refere às condições e relações de trabalho, assistentes sociais, na condição de trabalhadores/as assalariados/as, são submetidos/as aos mesmos processos de degradação e violação de direitos que sofre o conjunto da classe trabalhadora, no interior da heterogeneidade que a caracteriza.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo é: 

Analise as assertivas abaixo extraídas do texto “Feminismo e marxismo: apontamentos teórico-políticos para o enfrentamento das desigualdades sociais”, de Mirla Cisne (2018), assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Além da divisão sexual do trabalho, há mais duas modalidades de expressão das relações sociais de sexo: a divisão sexual do poder e a categorização do sexo. As relações sociais de sexos exprimem-se simultânea e conjuntamente por essas três modalidades. ( ) A investigação platônica que utiliza o método dialético possibilita uma análise crítica sobre as relações sociais, incorporado aos estudos feministas-marxistas, possibilita uma perspectiva teórica e também político-interventiva de desnaturalização das particularidades das diversas desigualdades. ( ) Feminismo e marxismo possuem a mesma aspiração, qual seja, a construção de um novo sistema de relações humanas pautadas na liberdade e na igualdade substantivas entre todos os sujeitos sociais, como também reivindica o Projeto Ético-Político do Serviço Social.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

#Questão 952843 - Sociologia, , FUNDATEC, 2023, PROCERGS, ANT - Analista Técnico / Assistente Social

ara Suave e Faermann (2020), a luta pelo direito à moradia é fortemente influenciada pela ofensiva da especulação do mercado imobiliário e pela supervalorização dos terrenos. O principal objetivo dos setores burgueses é a geração de lucros. No entanto, esse processo também acirra os conflitos da luta pela terra com setores da classe trabalhadora que reivindicam o direito à moradia. Sobre a temática, analise as assertivas abaixo:

I. Os conflitos urbanos revelam que o acesso à moradia aos que necessitam de um local para viver fica cada vez mais fácil, devido as políticas de habitação nacional.
II. A tomada de consciência dos/as trabalhadores/as em relação aos problemas urbanos é um elemento importante para impulsionar lutas pelo direito à cidade e para a materialização de ações dos movimentos sociais que poderão se chocar com as estruturas para a sua transformação.
III. Em um contexto de democracia burguesa, em que o Estado representa os interesses capitalistas e viola os direitos da maioria da população para garantir a dominação do capital, pode-se afirmar que não há Constituição Federal, Estatuto da Cidade e programas sociais que consigam empalmar um processo de acesso universal ao direito de moradia.
IV. A intensificação da situação de desemprego desencadeada por essa crise coloca muitos trabalhadores endividados a interromper o pagamento dos imóveis, passando então da condição da chamada “insegurança da posse” para a condição de “sem teto”.

Quais estão corretas?

Analise as assertivas abaixo extraídas do texto “A relação de classe e raça na formação da classe trabalhadora brasileira”, de Ellen Caroline Pereira e Simone Sobral Sampaio (2018):
I. A classe social é apenas resultado do lugar que se ocupa no modo de produção capitalista, se detentor dos meios de produção ou se possuidor apenas de sua força de trabalho. II. A exploração do trabalho compulsório, em especial do escravo, estava subordinada aos movimentos do capital comercial europeu. III. A condição da cor agrava-se quando observada a condição de gênero.
Quais estão corretas? 

Os casos de corrupção nas diversas esferas do Estado brasileiro vêm despertando a atenção da sociedade para as atuais relações entre o público e o privado na política nacional. Sobre a contribuição da sociologia para a análise desse tema, assinale a alternativa INCORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis