Questões de Sociologia da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Sociologia da FUNDATEC

Este autor adjetivou o Estado brasileiro como “autocrático burguês”. Para ele, essa instituição funcionaria como um instrumento político de uma ditadura de classe aberta, garantindo a “modernização”, a incorporação e a industrialização maciça. No Estado brasileiro, as forças armadas e os tecnocratas, civis e militares ocupariam posições estratégicas de liderança política ou burocrática. Segundo o autor, esse organismo se adaptaria às suas funções contrarrevolucionárias e repressivas através de várias inovações. Além disso, traria um poder político ultraconcentrado, com um executivo decidindo sem recorrer ao consentimento expresso de maiorias. Possuiria três faces salientes: democrática restrita, autoritária e facista, que se manifestariam de acordo com as necessidades conjunturais de manutenção da ordem. Por fim, serviria a interesses contraditórios das classes burguesas – nacionais e estrangeiras – considerando a estabilidade política e outros fatores concretos. Essa descrição sintetiza, em linhas gerais, a perspectiva analítica de qual representante da Sociologia brasileira? 

“O multiculturalismo ___________________ compreende a representação de etnia, classe e gênero como o resultado de lutas sociais mais amplas sobre signos e significações. Nessa perspectiva, os indivíduos produzem, renovam e reproduzem os significados em um contexto constantemente configurado e reconfigurado pelo poder. Esta reprodução cultural engloba o modo pelo qual o poder, sob a variedade de formas que assume, ajuda a construir a experiência coletiva atuando favoravelmente à supremacia branca, ao patriarcado, ao elitismo de classe e a outras forças dominantes” (Neira, 2008).

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima. 

O principal teórico da Sociologia compreensiva, Max Weber, estudou a temática da dominação, isto é, porque os indivíduos obedecem a uma determinada ordem. O estudo buscava encontrar as motivações de tal obediência a partir do conceito de ação social, considerando suas variações. Os tipos de dominação que abordam as questões relativas à estrutura do Estado, à estrutura patriarcal e ao reconhecimento de figuras como o herói guerreiro correspondem, respectivamente, a quais tipos de dominação definidas por Weber?

Karl Marx observa que a alienação é um componente central do capitalismo, que só pode ser superada com a abolição das relações de produção capitalistas e a criação de uma sociedade sem classes. Considerando essa perspectiva, assinale a alternativa que melhor corresponde à interpretação do autor sobre a condição do trabalhador na produção capitalista. 

Considerando o enfoque trazido por Norbert Elias sobre a alienação no contexto da evolução do conhecimento científico e sua relação com a compreensão dos processos naturais e sociais, assinale a alternativa correta. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis