Questões de Sociologia da Banca não informada

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Listagem de Questões de Sociologia da Banca não informada

As sociedades capitalistas são marcadas por relações em que o capital e o trabalho assalariado são dominantes e a propriedade privada é o bem maior a ser cuidadosamente mantido. Dessa realidade, houve estudos de pensadores sociais que abordaram a existência de duas classes fundamentais na estruturação do sistema capitalista: a burguesia, que personifica o capital, e o proletariado, que vive do trabalho assalariado. Na compreensão desse pensador, essas duas classes convivem em contínuo conflito de interesses. A partir da reflexão acima, o pensador em questão é:

“A dedicação ao carisma do profeta, ou ao líder na guerra, ou ao grande demagogo na ecclesia ou no parlamento, significa que o líder é pessoalmente reconhecido como o líder inerentemente “chamado” dos homens. Os homens não o obedecem em virtude da tradição ao da lei, mas porque acreditam nele. Quando é mais do que um oportunista limitado e presunçoso, o líder vive para sua causa e “luta pela sua obra”. A dedicação de seus discípulos, seus seguidores, seus amigos pessoais do partido são orientados para a sua pessoa e para suas qualidades.” Na passagem acima, o autor destaca o carisma como sendo a fonte de poder do líder político.

Qual dos autores abaixo enfatiza que as virtudes subjetivas podem ser um elemento liderança política?

Sobre a escala de transformações nas relações globais constituída pela revolução cultural e da informação, Stuart Hall salienta que “Queiramos ou não, aprovemos ou não, as novas forças e relações postas em movimento por este processo estão tornando menos nítidos muitos dos padrões e das tradições do passado. Por bem ou por mal, a cultura é agora um dos elementos mais dinâmicos — e mais imprevisíveis — da mudança histórica no novo milênio.” HALL, Stuart, (1997). A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções de nosso tempo. Educação & Realidade, v. 22, nº 2, p. 15-46. Deste entendimento decorre que:

I. Os indivíduos se tornam cada vez mais centralizadores dos processos;

II. As lutas pelo poder sejam, crescentemente, simbólicas e discursivas;

III. As políticas assumem progressivamente a feição de uma política cultural;

IV. Haja a reafirmação da vida cotidiana e o apego aos valores tradicionais.

Pode se afirmar que, conforme a construção do conceito de cultura no pensamento de Stuart Hall, estão corretas.

“Vivemos numa era em que “esperar” se transformou num palavrão. Gradualmente erradicamos (tanto possível) a necessidade de esperar por qualquer coisa, e o adjetivo do momento é “instantâneo”. Não podemos mais gastar meros 12 minutos fervendo uma panela de arroz, de modo que foi criada uma versão de dois minutos para micro-ondas. Não podemos ficar esperando que a pessoa certa chegue, de modo que aceleramos o encontro... Em nossas vidas pressionadas pelo tempo, parece que o cidadão (...) do século XXI não tem mais tempo para coisa alguma.”

O trecho acima reflete a percepção de homem moderno característica de qual teórico contemporâneo?

Segundo essa forma de perceber as empresas capitalistas em rede modernas, são consideradas características deste modelo todas, exceto:

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