Questões sobre Teorias sociológicas

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Teorias sociológicas

“Ao pensar uma representação, é fácil supor que o conteúdo da encenação é somente uma extensão expressiva do caráter do ator e ver a função da representação nestes termos pessoais. Essa é uma concepção limitada e pode obscurecer diferenças importantes na função da representação para a interação como um todo” (GOFFMAN. Erving (1985). A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Editora Vozes. P: 76) As contribuições de Erwing Goffman para a Sociologia foram inúmeras, tendo provocado significativas mudanças teóricas e metodológicas. Uma das contribuições originais do autor foi a

Em seu texto “A sociedade contra o Estado” Pierre Clastres afirma que as sociedades primitivas, objeto tradicional da Antropologia nas primeiras décadas de institucionalização da disciplina, não estariam condenadas à economia de subsistência em razão de uma pretensa inferioridade tecnológica. O argumento do autor se sustenta, fundamentalmente,

Analise os dois trechos abaixo.

I. Às vezes penso que eu assisto tv Como o cãozinho que olha o frango rodar Que mais e mais saboroso de se ver Aguça cada vez mais meu paladar E quando uma gotinha de óleo cai Como uma novidade que entra no ar Eu paro tudo, eu paro de pensar Só pra ficar te olhando, televisão (Pato Fu. Televisão de Cachorro)

II. A atrofia da imaginação e da espontaneidade do consumidor cultural de hoje não tem necessidade de ser explicada em termos psicológicos. Eles são feitos de modo a vetar, de fato, a atividade mental (…), esses produtos podem estar certos de serem alegremente consumidos em estado de distração. (Adorno e Horkheimer. Dialética do Esclarecimento)

 O processo ao qual os trechos se referem, bem como as chaves teóricas que os intérpretes da Escola de Frankfurt o analisaram estão corretos, respectivamente, em:

As classificações primitivas não constituem, pois, singularidades excepcionais, sem analogia com as que estão entre povos os mais cultivados; parecem, ao contrário, se ligar sem solução de continuidade às primeiras classificações científicas. Com efeito, embora difiram profundamente destas últimas sob certos aspectos, não deixam todavia de possuir todos os caracteres essenciais das mesmas.

(Durkheim e Mauss. Algumas formas primitivas de classificação)

 Para estes autores, o estudo das formas primitivas de classificação tem como finalidade

As chamadas metodologias qualitativas privilegiam, de modo geral, a análise de microprocessos através do estudo das ações individuais ou grupais. Realizando um estudo intensivo dos dados, tanto em amplitude quanto em profundidade, os métodos qualitativos tratam as unidades sociais investigadas como totalidades que desafiam o conhecimento do pesquisador.

(Heloísa Helena Martins. Metodologia Qualitativa de Pesquisa)

 O texto baseia-se na perspectiva da sociologia crítica. Segundo essa abordagem a relação mais adequada entre teoria e pesquisa empírica ocorre em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis