Questões sobre Questões Sociológicas

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Questões Sociológicas

Os dados do Censo 2000 mostram a exclusão educacional no Brasil:

- São Paulo é o estado com mais crianças fora das escolas.

- Mais de 90% das crianças entre 7 e 14 anos freqüentam as salas de aula.

- 44% da população só concluiu até a terceira série do ensino fundamental.

- Quase um terço dos brasileiros da área rural não teve acesso à educação.

- Diploma universitário é privilégio de apenas 3% da população e, entre estes 82,8% são brancos e 59,7% vivem na Região Sudeste.

- Existem 16,5 milhões de analfabetos no país: há os que jamais entraram numa sala de aula; os outros são vítimas da evasão escolar.

- Apenas 6,8% da população brasileira acima de 25 anos tem nível superior completo. O Sudeste concentra 59,7% dos diplomas. Os brancos têm quatro vezes mais acesso ao ensino superior que os negros, pardos e indígenas.

A análise dos dados permite afirmar que

Considere a manchete de jornal e o texto.

População do Rio de Janeiro reage violentamente ao aumento do preço da p assagem dos ônibus urbanos. A ausência, no Rio, de maior organização sindical que canalize protestos e reivindicações foi citada pelo cientista social Herbert de Souza, ao comentar a reação violenta ao aumento das passagens dos ônibus urbanos. Para Herbert, a exisêtncia em São Paulo de uma atividade econômica mais formal e organizada contribuiu para gerar uma sociedade mais regulamentada, o que, em princípio, explicaria a não ocorrência de protestos semelhantes depois dos aumentos nas passagens decretadas pelo prefeito de São Paulo.

Do ponto de vista sociológico, a análise do texto permite afirmar que

A questão de liberação das sementes transgênicas é uma das mais polêmicas que envolvem a produção agrícola brasileira. "Hoje, dez empresas controlam 43% do mercado mundial de sementes, ... responsáveis por 99% das transgênicas!". (Natália Viana em Caros Amigos no 18/Setembro 2003). No texto acima, podemos perceber:

"...Não existe no Brasil a consciência do que A.C.M. é capaz de fazer, ... nas suas relações com a imprensa. Era muito freqüente ele, no cargo de governador procurar intimidar jornalistas baianos... se o jornalista continuasse com um comportamento que ele achasse conveniente, telefonaria para o Diretor do Jornal e mandava demitir." (João Carlos Teixeira Gomes – em Caros Amigos no 2/Fevereiro 2001). Esta afirmação demonstra que os meios de comunicação social:

Embora haja inúmeras diferenças teóricas, metodológicas e políticas entre os analistas dos acontecimentos do final do século XX e início do século XXI, existe um consenso mínimo de que há um ambiente de profundas transformações sociais. Considerando essa assertiva, julgue os seguintes itens à luz das teorias de Behring. O momento de transição citado caracteriza-se pela adoção generalizada do modelo de produção japonês, o toyotismo, baseado em tecnologia e utilização intensiva da força de trabalho, o que leva à aglutinação da classe trabalhadora.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis