Questões sobre Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Geral

Assinale a única opção que contraria os elementos dados na afirmação abaixo.

"Kets de Uries desenvolve o exemplo de Iacocca, executivo da Crysler, destacando que, além de seu agudo senso pelo teatro que lhe permitiu obter uma ajuda financeira do Estado, ganhar os sindicatos para uma redução dos salários e convencer o público de comprar seus veículos, ele possuía um estrito conhecimento da indústria automobilística, de seus princípios e de seus objetivos. Ele sabia o que significava fabricar um automóvel e como se articulam as diversas fases do processo de produção... É justamente um saber assim preciso que deu à sua visão as condições para redefinir os rumos da empresa. A partir do caso Iacocca, percebe-se que o poder de decisão na grande empresa não se confunde, necessariamente, com a propriedade da empresa".

(De Coster, F. Pichault, 1994)

Assinale a única dedução incorreta entre aquelas apresentadas a partir do texto.

"Economistas clássicos (Ricardo) destacavam o fato de que a incorporação de máquinas nos processos produtivos poderia ser poupador de mão-de-obra, o que os levou a concluir que o desemprego tecnológico resulta do impacto da tecnologia sobre o mercado de trabalho. Nesse sentido, do ponto de vista macroeconômico, sempre que houver crescimento sistemático da produtividade do trabalho superior ao do produto, face à incorporação de algum tipo de inovação, estar-se-á diante de um processo poupador de mão-de-obra".

(Catami, 1997)

Assinale a única opção falsa que pode decorrer da reflexão abaixo.

"A manufatura padrão na transição do artesanato para a manufatura é a têxtil. É nesse setor de produção que ocorreram as transformações mais significativas. A produção baseada na cooperação desaparece quando se instalam as manufaturas nas cidades européias e são elas que responderão pela separação entre capital e trabalho, acelerando a divisão do trabalho complexo nas grandes indústrias no capitalismo".

(C.R. Oliveira, 95)

reflexão abaixo permite vários desdobramentos sobre a "divisão sexual do trabalho". Uma das apresentadas é falsa; assinale-a.

"A divisão sexual do trabalho, um fato persistente na história humana, foi muitas vezes tratado como um fenômeno invariável no tempo. Contrariando esta tendência, abordagens mais amplas passaram a sublinhar o caráter específico da subordinação por sexo entendido como assimetria nas relações de gênero. Desse modo pretendiam salientar o caráter socialmente constituído destas diferenças, enfatizando as dimensões sociais e culturais da subordinação."

(Bandeira, 1997)

Há uma incompatibilidade de conteúdo entre o sentido do texto abaixo e uma das opções que seguem. Assinale-a.

"O trabalho pode existir segundo formas sociais diferentes. A análise de suas relações com a família revela a estreita imbricação das esferas do profissional e do doméstico. O movimento que se instaurou através do assalariamento conduziu a uma pulverização da forma família, o trabalho profissional se exteriorizando em relação a ela. Entretanto a relação de articulação entre os dois se manteve: a família participando ao mesmo tempo de uma atividade produtiva e do sustento doméstico para assegurar a reprodução do conjunto de seus membros. O trabalho profissional e o trabalho doméstico têm, entre si, relação de justaposição quando realizados juntos num só lugar. Entretanto, essas relações de imbricação persistem da mesma forma, quando eles são aparentemente dissociados."

(De Coster e Pichault, 1994)

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis