Listagem de Questões sobre Geral
A partir do conteúdo do texto abaixo considerar a incoerência de uma das opções que dele se deduz.
O valor de troca do trabalhador é sempre inferior ao seu valor de uso. Isso oferece as bases para a existência da exploração capitalista.
Entre o trabalho livre e a exploração, nos termos de Marx, está sempre presente a dificuldade do trabalhador em barganhar seu valor real na assinatura do contrato de trabalho.
Pelo fato de o trabalhador livre ser destituído de todo meio de produção, ele se submete à condição de exploração quando vende a sua força de trabalho no mercado.
O trabalho livre oferece ao trabalhador elementos de barganha na assinatura do contrato de trabalho fazendo desaparecer a exploração no processo de trabalho.
Marx desmascara a armadilha da economia "vulgar", aquela que consiste em acreditar nas aparências do jogo da oferta e da demanda para analisar os fenômenos de troca no mercado.
As opções abaixo dão seguimento coerente e lógico ao trecho citado, exceto uma delas. Aponte-a.
"Na interpretação de Max Weber acerca da doutrina calvinista em "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo", publicado inicialmente em 1905, o conceito de trabalho no sentido ascese, operou uma ruptura com a tradição cristã que separava a vida espiritual do mercado. A recompensa pelo trabalho passou a ser entendida como sinal de cumprimento do dever espiritual e da escolha divina."
(Kumar, 1985)
Comportamentos individuais e de grupo voltados para uma vida dedicada ao trabalho são considerados absolutamente adequados à vida espiritual.
Na "Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo" mostra-se que se criou um ethos novo que conduz, na modalidade de um imperativo moral, uma elite protestante a investir-se no trabalho e na indústria.
O fundamento da sociedade capitalista é caracterizado pela ética social e divina do dever.
Em virtude da doutrina protestante, o êxito no mundo terreno através de uma atividade profissional é, antes de tudo, um meio de glorificar a Deus.
Resta aos homens submeterem-se ao seu destino e no exercício do seu trabalho, gozar dos bens deste mundo.
As propostas que sugerem uma política de civilização, uma ética do futuro e do sujeito responsável, a pluralidade de pensamento, investem na esperança de um devir democrático e maturamente participativo. Esta formulação tem fundamentação na
ecologia humanista.
cultura neoliberal.
antropologia da resistência.
democracia humanista.
ética da solidariedade.
No plano da avaliação de programas ou políticas sociais, o que distingue a eficácia da eficiência é
a produção.
o tempo e o custo.
a consecução dos objetivos.
a avaliação do processo.
a relação custo/benefício.
Ao estudo de um mesmo objeto por diferentes disciplinas, sem que haja necessidade de integração entre elas, denominamos
interdisciplinaridade.
pluralidade.
disciplinaridade.
transdisciplinaridade.
multidisciplinaridade.
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