Questões de Sociologia do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Sociologia do ano 2025

#Questão 1126340 - Sociologia, Cultura e sociedade, VUNESP, 2025, Prefeitura de Sertãozinho - SP, Professor de Educação Básica II - História

Tinha estreado em livro com Raízes do Brasil, em 1936. Tinha publicado Cobra de Vidro em 1944 e Monções em 1945. Nos anos 1950 lançou Caminhos e Fronteiras e Visão do Paraíso. Empenhava-se em reconstruir a vida dos colonos, aventureiros anônimos, o sistema do poder político em que viviam, o intercâmbio cultural que mantinham com os índios, no século que se seguiu à chegada de Cabral. Debruçava-se tanto sobre as condições materiais, objetivas, como sobre as aspirações, os mitos, as representações subjetivas que inspiravam os homens em suas ações quotidianas.


(Leandro Konder. História dos intelectuais nos anos 50.

Em: Marcos Cezar de Freitas (org.).

Historiografia brasileira em perspectiva. Adaptado)


O excerto traz referência de 

A comparação das características gerais do grupo dos Annales com a concepção histórica do marxismo permite notar sem dificuldade numerosos e importantes pontos comuns.


(Ciro Flamarion Cardoso e Ronaldo Vainfas (orgs.).

Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Adaptado)


Entre as características comuns entre o grupo dos Annales e a concepção histórica do marxismo, é possível identificar a

Ulrich Beck, caracterizando o que chama de “modernidade reflexiva”, discorre acerca do papel desempenhado pela ciência quanto à produção de conhecimentos concernentes aos riscos acarretados por essa forma de modernidade.

Sobre o papel da ciência conforme Beck, analise as afirmativas a seguir:

I. A crescente cientificização ocasionou indistinções entre ciência e política, as quais perpassam todas as esferas da vida social.
II. As contestações à autoridade científica foram decisivas para a sua obsolescência na “modernidade reflexiva”.
III. A racionalidade científica tornou-se imune a críticas, porquanto seja uma forma socialmente legítima de produzir verdades.
IV. Embora cada vez mais necessária, a ciência se torna cada vez menos suficiente para a definição socialmente vinculante de verdade.

Estão corretas apenas as afirmativas 

Leia o fragmento a seguir:
“A sociologia é um campo muito amplo e diverso, e quaisquer generalizações sobre ela são questionáveis. Mas podemos destacar três concepções amplamente defendidas, derivadas em parte do prolongado impacto da teoria social clássica na sociologia, que inibem uma análise satisfatória das instituições modernas”.

(GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Ed. da Unesp, 1991 - p. 15-16.)

Que concepção NÃO faz parte das destacadas por Anthony Giddens?

Leia o fragmento a seguir:

“Mostra-se nesse trabalho como o recurso às queimadas deve parecer aos colonos estabelecidos em mata virgem, de uma tão patente necessidade que não lhes ocorre, sequer, a lembrança de outros métodos de desbravamento. Parece-lhes que a produtividade do solo desbravado e destocado sem auxílio do fogo não é tão grande que compense o trabalho gasto em seu arroteio, tanto mais quanto são quase sempre mínimas as perspectivas de mercado próximo para a madeira cortada”.

(HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, Edição comemorativa 70 anos, 2006 - p. 59.)

O autor alude a uma prática recorrente no estabelecimento das áreas rurais do território brasileiro, denominando-a por persistência da lavoura de tipo

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis