Questões de Sociologia do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Sociologia do ano 2025

A pesquisa social é um instrumento essencial para a construção do conhecimento nas ciências sociais. Sobre as técnicas e recursos de pesquisa, marque a alternativa correta:

A transição do autoritarismo para a democracia é um tema recorrente nas ciências sociais. Sobre os processos de transição democrática, assinale a alternativa correta: 

Um processo de formação cidadã deve priorizar as mudanças de valores, de atitudes, de posições, de comportamentos e de crenças em favor da prática da tolerância, da paz e do respeito ao ser humano. Nessa perspectiva, é correto afirmar que não é uma cidadania formal, distanciada do contexto sociopolítico, cultural e ético que garante juridicamente os direitos, mas uma cidadania ativa, concretizada por meio

A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de viver com qualidade e bem- -estar, de participar ativamente da vida em sociedade e do governo de seu povo. A tendência da maioria é pensar que o funcionamento da cidadania depende somente dos agentes políticos, ou seja, do governo. A cidadania se refere também às relações entre os cidadãos, àqueles que pertencem a uma cidade, por meio dos procedimentos acordados entre eles e expressos

Este autor adjetivou o Estado brasileiro como “autocrático burguês”. Para ele, essa instituição funcionaria como um instrumento político de uma ditadura de classe aberta, garantindo a “modernização”, a incorporação e a industrialização maciça. No Estado brasileiro, as forças armadas e os tecnocratas, civis e militares ocupariam posições estratégicas de liderança política ou burocrática. Segundo o autor, esse organismo se adaptaria às suas funções contrarrevolucionárias e repressivas através de várias inovações. Além disso, traria um poder político ultraconcentrado, com um executivo decidindo sem recorrer ao consentimento expresso de maiorias. Possuiria três faces salientes: democrática restrita, autoritária e facista, que se manifestariam de acordo com as necessidades conjunturais de manutenção da ordem. Por fim, serviria a interesses contraditórios das classes burguesas – nacionais e estrangeiras – considerando a estabilidade política e outros fatores concretos. Essa descrição sintetiza, em linhas gerais, a perspectiva analítica de qual representante da Sociologia brasileira? 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis