Questões de Serviço Social da VUNESP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social da VUNESP

A profissão adquire legitimidade pela explicitação de sua função social e pelas orientações éticas que assume o trabalho do Assistente Social. Desse modo, a ética profissional objetiva dar visibilidade à sociedade acerca da direção social da profissão e da qualidade do exercício profissional. Na trajetória histórica do Serviço Social, verificam-se várias mudanças de direção política e de contornos éticos assumidos pela profissão. Foi a partir do compromisso político do Serviço Social com a classe trabalhadora e com valores emancipatórios que se deu o processo de transição para a formulação do Código de Ética vigente. Um de seus princípios fundamentais é o compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva

Todo conhecimento que pretende superar o que está dado supõe uma postura de questionamento, o que pode desencadear motivações teóricas, éticas e políticas que levam a uma prática voltada à transformação da realidade. A ética diz respeito à prática social dos indivíduos, em suas objetivações na vida cotidiana e em suas possibilidades de conexão com as exigências éticas conscientes da genericidade humana. Dentre os princípios fundamentais expressos no Código de Ética dos Assistentes Sociais, destaca-se

O Projeto Ético-Político do Serviço Social, no Brasil, se sustenta em uma direção social estratégica, vinculada a projetos societários amplos, comprometidos com uma posição anticapitalista progressista e de afirmação de direitos no campo da seguridade social. As normativas regulamentadoras da profissão, o Código de Ética dos assistentes sociais, como também as diretrizes curriculares, preconizam a defesa intransigente de direitos fundamentais, uma formação e um trabalho profissional afinados, em tese, com tais orientações. Considerando as refrações da questão social, o claro compromisso é, nesse contexto, formar intelectuais capazes de pensar e intervir

As práticas educativas desenvolvidas pelos assistentes sociais ao longo de sua trajetória histórica vinculavam-se ao controle exercido pelas classes dominantes, direcionado à adesão da sociedade aos processos de produção e reprodução da exploração econômica e à dominação político-ideológica sobre o trabalho. Em contraposição a essa tendência, nas três últimas décadas, evidencia-se a construção de práticas educativas consubstanciadas na perspectiva societária das classes subalternas. A função pedagógica desempenhada pelo assistente social inscreve a prática profissional no campo das atividades educativas formadoras da cultura, ou seja, de um modo de pensar, sentir e agir também entendido como

Orientações provenientes das entidades regulamentadoras da profissão sobre o enfrentamento do cenário mais recente da pandemia da covid-19, por um lado, indicam o cumprimento rigoroso dos protocolos emanados dos órgãos e autoridades sanitárias e de saúde pública. Por outro lado, reforçam o caráter interventivo da profissão, que demanda dos profissionais a capacidade de análise de cada realidade apresentada de forma diversa e plural. Nesse contexto, torna-se fundamental a veiculação de informações sobre benefícios e direitos referentes à situação, previstos no aparato normativo e legal vigente. A postura do assistente social é de atendimento socioassistencial às necessidades mais urgentes da população sem, contudo, desviar sua ação do conjunto de competências profissionais, cujo objeto de intervenção é a questão social e suas

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis