Questões de Serviço Social da Unoesc

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social da Unoesc

De acordo com um resumo científico divulgado pela Organização Mundial da Saúde, no primeiro ano da pandemia de COVID-19, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou em 25%. Dentre os mais afetados, estão os jovens e as mulheres. Diante desse cenário, os países enfatizaram a necessidade de desenvolver e fortalecer serviços de saúde mental e apoio psicossocial como parte do fortalecimento da preparação, resposta e resiliência à COVID-19 e futuras emergências de saúde pública. Com isso, foi adotado o Plano de Ação Integral de Saúde Mental 2013-2030 atualizado. O referido Plano possui quatro objetivos, que são:


I. Fortalecer liderança e governança efetivas para a saúde mental.


II. Até 2030, 80% dos países terão desenvolvido ou atualizado suas leis de saúde.


III. Oferecer serviços de saúde mental comunitários de forma abrangente, integrada e responsiva.


IV. Implementar estratégias de promoção e prevenção em saúde mental.


V. Fortalecer sistemas de informação, evidências e pesquisa em saúde mental.


Constituem objetivos do Plano de Ação Integral de Saúde Mental 2013-2030:

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (WSPD) é organizado anualmente pela Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (AIPS) e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Sua realização ocorre anualmente no dia 10 de setembro. Em 2019, 97.339 pessoas morreram por suicídio na Região das Américas e estima-se que as tentativas de suicídio foram 20 vezes maior que esse número. Com base nas informações supracitadas, analise as assertivas a seguir com relação às principais medidas de prevenção ao suicídio:
I. Restrição do acesso a meios para o suicídio (por exemplo, armas de fogo, pesticidas, etc.).
II. Políticas de saúde mental e redução do álcool.
III. Cobertura responsável da mídia sobre o suicídio.
São medidas de prevenção ao suicídio as assertivas:

A Portaria nº 1.028, de 1º de julho de 2005, regula as ações que visam a redução de danos sociais e à saúde, decorrentes do uso de produtos, substâncias ou drogas que causem dependência. O §1º do artigo 4º, versa sobre os conteúdos necessários das ações de informação, educação e aconselhamento. Analise as assertivas a seguir:


I. Informações sobre os possíveis riscos e danos relacionados ao consumo de produtos, substâncias ou drogas que causem dependência.


II. Desestímulo ao compartilhamento de instrumentos utilizados para o consumo de produtos, substâncias ou drogas que causem dependência.


III. Orientação sobre prevenção e conduta em caso de intoxicação aguda (“overdose”).


IV. Prevenção das infecções pelo HIV, hepatites, endocardites e outras patologias de padrão de transmissão similar.


V. Orientação para a prática do sexo seguro.


VI. Divulgação dos serviços públicos e de interesse público, nas áreas de assistência social e de saúde.


VII. Divulgação dos princípios e garantias fundamentais assegurados na Constituição Federal e nas declarações universais de direitos.


Constituem-se assertivas corretas:

A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção à saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades. Dentre os procedimentos na Atenção Primária à Saúde, podemos destacar:


I. Abordagem e tratamento da pessoa com alterações em seu pé devido a doenças neuropatológicas, como diabetes mellitus (DM) e hanseníase.


II. Aferição, monitoramento de pressão arterial e realização de glicemia capilar.


III. Vacinação/administração de vacinas.


IV. Realização de práticas integrativas e complementares (auriculoterapia/acupuntura/agulhamento seco/infiltração de anestésico em ponto-gatilho/fitoterapia).


V. Busca ativa de faltosos ou contactantes/parcerias de pessoas com doenças transmissíveis.


Das assertivas acima, qual (is) delas não faz parte de um procedimento da APS:

A matricialidade sociofamiliar passa a ter papel de destaque no âmbito da Política Nacional de Assistência Social – PNAS. Esta ênfase está ancorada na premissa de que a centralidade da família e a superação da focalização, no âmbito da política de Assistência Social, repousam no pressuposto de que para a família prevenir, proteger, promover e incluir seus membros é necessário, em primeiro lugar, garantir condições de sustentabilidade para tal. De acordo com a Resolução nº 145/2004, a formulação da política de Assistência Social é pautada nas necessidades:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis