Questões de Serviço Social da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social da FUNDATEC

Acerca do tema da Política Nacional de Assistência Social e do Sistema Único de Assistência Social, analise as assertivas abaixo:
I. É objetivo e segurança afiançada do SUAS a intersetorialidade, ou seja, a integração e articulação da rede socioassistencial com as demais políticas e órgãos setoriais.
II. A garantia de proteção socioassistencial no SUAS compreende a reafirmação da assistência social como política de seguridade social e a importância da intersetorialidade com as demais políticas públicas para a efetivação da proteção social.
III. Constitui responsabilidade comum à União, Estados, Distrito Federal e Municípios atender aos requisitos previstos a fim da efetiva instituição e funcionamento do Plano de Assistência Social, para promover a articulação intersetorial do SUAS com as demais políticas públicas e o sistema de garantia de direitos.
Quais estão corretas? 

Acerca da polêmica que gira em torno do Serviço Social Libertário e das manifestações conservadoras no interior da profissão, analise as assertivas abaixo:
I. As sustentações argumentativas do Serviço Social Libertário reverberam-se sob as matrizes do conservadorismo, sob o manto da necessidade da tecnificação e da neutralidade.
II. Os posicionamentos identificados demonstram a tendência teórico-política neoconservadora, pautada numa lógica pragmática e eclética, expressa sob a unidade ideopolítica do liberalismo e capitaneada por grupos da chamada “nova direita”.
III. O Serviço Social clínico é uma prática vedada pelo conjunto CFESS-CRESS na Resolução nº 569/2010, a realização de terapias não constitui atribuição e competência do assistente social, além de não compor a formação profissional estabelecida nas Diretrizes Curriculares para o curso de Serviço Social.
Quais estão corretas?

A partir do momento que o Estado se abre às demandas das classes subalternas e passa a intervir, tendo como estratégia, em especial, as políticas sociais, procura-se administrar as expressões da “questão social” de forma a atender às demandas da(o):

Analise as assertivas abaixo extraídas do texto “Povos indígenas e o direito à terra na realidade brasileira”, de Elizângela Cardoso de Araújo Silva (2018), da revista Serviço Social & Sociedade (nº 133):
I. Em toda a América, havia inúmeros povos distintos que foram chamados de índios pelos europeus quando chegaram ao território. II. A condição dos povos indígenas na realidade brasileira foi histórica e socialmente desprezada ou tratada com muito preconceito e violência. O próprio termo “índio” não tem unidade concreta nem semântica, expressando a marca histórica contraditória da colonização. III. A realidade do acesso, uso e apropriação das terras brasileiras é resultado de uma condição colonial de longa exploração. A Lei de Terras de 1850 foi o “batismo do latifúndio”, e a legitimação do latifúndio no Brasil é marcado por estratégias ilegais e políticas que favoreceram economicamente as classes dominantes no meio agrário até os dias atuais.
Quais estão corretas?


Assinale a alternativa INCORRETA acerca das informações extraídas do texto “A relação de classe e raça na formação da classe trabalhadora brasileira”, de Ellen Caroline Pereira e Simone Sobral Sampaio (2018), da revista Serviço Social & Sociedade (nº 133).

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis