Questões de Serviço Social da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Serviço Social da CESPE / CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca dos fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social e de sua institucionalização no Brasil. No serviço social, compreende-se modernamente a questão social como uma manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia e defende-se a tese de que as respostas às expressões da questão social passam pelo fortalecimento do exercício da caridade.

Julgue os itens a seguir, acerca dos fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social e de sua institucionalização no Brasil. A questão social fundamenta a existência do serviço social brasileiro como uma especialização do trabalho coletivo, no contexto de afirmação da hegemonia do capital industrial e de apreensão dos processos sob o ângulo das classes sociais.

O movimento de reconceituação é caracterizado como um processo de desconstrução de um paradigma dominante na formulação teórica e prática do serviço social, em favor da construção de um paradigma alternativo. Com relação a esse assunto e às influências teórico-metodológicas do serviço social, julgue os itens que se seguem. A matriz teórico-metodológica que apreende o ser social a partir de mediações tem como suporte a teoria social de Karl Marx.

O movimento de reconceituação é caracterizado como um processo de desconstrução de um paradigma dominante na formulação teórica e prática do serviço social, em favor da construção de um paradigma alternativo. Com relação a esse assunto e às influências teórico-metodológicas do serviço social, julgue os itens que se seguem. O primeiro suporte teórico-metodológico necessário à qualificação técnica da prática do serviço social apoiou-se na matriz modernizadora de orientação funcionalista.

A respeito do redimensionamento da profissão de assistente social ante as transformações societárias, julgue os itens subsequentes. Os principais desafios profissionais no século XXI incluem o de garantir que os avanços teórico-políticos e acadêmicos do serviço social mantenham relação de unidade com a prática e a formação profissional.

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