Questões de Serviço Social da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Serviço Social da CESPE / CEBRASPE

Em relação a fundamentos, instrumentos e técnicas de pesquisa social, julgue os itens subsecutivos. A coleta de dados, para uma avaliação de processo, deve ser realizada por meio de abordagens qualitativas, nas quais se incluem técnicas como grupos focais e observações, além da possibilidade de se incluir abordagens quantitativas, como inquéritos sobre aceitabilidade e percepção sobre necessidades e serviços.

Julgue os itens subsequentes, a respeito da formulação de projetos de intervenção profissional em serviço social. Na elaboração de projetos de intervenção, o profissional de serviço social deve evitar escolhas e decisões socialmente conflituosas, considerando-se os limites institucionais impostos pelos espaços ocupacionais.

Julgue os itens subsequentes, a respeito da formulação de projetos de intervenção profissional em serviço social. O processo de elaboração de um projeto de trabalho envolve um conjunto de atividades interventivas, as quais se distinguem das atividades investigativas, já que essas devem ser desenvolvidas em momento posterior às primeiras.

Acerca da análise crítica das influências teórico-metodológicas e das formas de intervenção construídas para o profissional de serviço social em seus distintos contextos históricos, julgue os itens a seguir. O processo de reconceituação do serviço social, no período de 1965 a 1975, é marcado pela relação com a perspectiva positivista, a partir da qual prevalece a visão do homem como ser abstrato e universal, e da sociedade como lugar em que ocorrem os processos evolutivos, os quais independem da ação humana.

Acerca da análise crítica das influências teórico-metodológicas e das formas de intervenção construídas para o profissional de serviço social em seus distintos contextos históricos, julgue os itens a seguir. O processo de renovação do serviço social brasileiro, que ocorreu por volta dos anos 70 do século passado, coincide com o desgaste do serviço social tradicional. Até então, os fundamentos da formação profissional apoiavam-se na literatura de cunho funcionalista; além disso, orientavam para a prática do bem, refletida em ações de ajuda material e, também, às pessoas consideradas desajustadas socialmente.

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