Questões sobre Trabalho e Serviço Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Trabalho e Serviço Social

A questão social, o seu agravamento e a sua complexificação são constitutivos do sistema capitalista vigente. No Brasil, as particularidades da questão social são evidenciadas ao longo dos processos de formação sócio-histórica do país, cujas bases são escravistas, marcadas por uma desigualdade estrutural produzida e agravada pelo capitalismo dependente. Destaca-se o fundo público e o financiamento das políticas públicas e sociais como respostas estatais para as expressões da questão social agravadas. Sob a hegemonia neoliberal, há um redirecionamento dos recursos públicos considerando os interesses do capital financeiro. Deve-se considerar, ainda, que as decisões políticas impactam as oportunidades sociais, incidindo nos modos de vida de expressiva parcela populacional. Diante desse cenário, torna-se pertinente considerar:

I- As mesmas expressões da questão social que emergem em países europeus, africanos, asiáticos também são percebidas, indistintamente, em países da América Latina. Como são históricos problemas sociais, é possível identificar as mesmas causalidades e efeitos. Portanto, as respostas estatais precisam ser alinhadas, com o intuito de enfrentar tais problemáticas, efetivamente.

II- A institucionalização do Estado social no Brasil, desde os movimentos deflagrados em 1930, retraiu o agravamento e a complexificação da questão social. Desde então, há um satisfatório deslocamento dos recursos estatais para o provimento de políticas sociais universais, considerando a garantia de direitos preconizada na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

III- O financiamento das políticas sociais no Brasil obteve estabilidade desde a promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, uma vez que esse documento redesenhou a concessão permanente e o acesso irrestrito da população aos serviços e direitos sociais.

IV- A política social brasileira reflete o caráter contraditório do Estado capitalista, que ora atende a demandas da classe trabalhadora para garantir a reprodução da força de trabalho, ora responde às exigências do capital, ao promover cortes e/ou restrições no financiamento dessas ações estatais.

V- A dinâmica das políticas econômicas instituídas pode influenciar decisões, como a definição do teto de gastos públicos até então destinados ao financiamento de políticas públicas e sociais capazes de reverter agravadas situações de risco e vulnerabilidades da população.


Está(ão) CORRETA(S) apenas a(s) afirmativa(s)

A gênese da questão social está no processo de acumulação e de reprodução do capital que, ao mesmo tempo, produz disparidades econômicas, políticas e culturais das classes sociais. Portanto, mais do que um conceito de questão social, é preciso considerá-la para além de algo estático, isolado ou como um problema natural de uma determinada sociedade, mas compreendê-la e data- -la, considerando suas peculiaridades nos diferentes momentos históricos e em vista das transformações societárias. Essa perspectiva analítica entende que a questão social é indissociável da sociedade capitalista e, situada no contexto atual, a questão social fundante

“O Serviço Social brasileiro se institucionaliza e legitima como um dos recursos mobilizados pelo Estado e pelo empresariado no país, com o suporte da Igreja Católica, na perspectiva do enfrentamento da questão social, a partir dos anos de 1930. Desta forma, a questão social é característica fundante da profissão e percorre o desenvolvimento histórico do Serviço Social brasileiro” (Yazbek, 2021, p.20).
Sobre o tema da questão social, suas particulares características na história e na contemporaneidade, marque a alternativa CORRETA a seguir.
Fonte: YAZBEK, Maria Carmelita. Expressões da questão social brasileira em tempos de devastação do trabalho. Temporalis, Brasília (DF), ano 21, n. 42, p. 16-30, jul./dez. 2021. Disponível em: . Acessado em: 23/10/2024, às 11h.

Yazbek et al. (2020) afirmam que a desigualdade e a concentração de renda na atualidade se intensificam nas atuais formas de acumulação capitalista, resultando em mudanças na esfera da produção, associadas à nova: 

Perez (2024) em seu artigo intitulado Gênese e consolidação da questão social na particularidade brasileira pondera que a expropriação e a paulatina separação entre produtor e meios de produção foram elementos centrais da:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis