Questões sobre Trabalho e Serviço Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Trabalho e Serviço Social

Considerando o contexto do capitalismo mundializado, as contradições ampliadas revelam-se na reestruturação produtiva, que se insere na reestruturação política, social e econômica do novo estágio de acumulação. Sobre a reestruturação produtiva no contexto da mundialização do capital e seus rebatimentos sociais, assinale a afirmativa INCORRETA. 

O PPG em Serviço Social da PUCRS [...] trata-se de um programa de excelência, que conta com uma Revista A1 na área, treze grupos de pesquisa cadastrados nos diretórios de grupos e certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).
(CFESS; ABEPSS, 2020.)
Em agosto de 2022, a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) divulgam nota pública em defesa do curso de Serviço Social da PUC-RS. Neste debate, é perceptível que se vivem tendências e tensões da pesquisa e da pós-graduação. A questão da educação insere-se no contexto das contrarreformas conduzidas sob a lógica da globalização excludente, em meio a medidas regressivas, a mercantilização de direitos e cortes orçamentários nas políticas públicas. Dessa forma, sociedades capitalistas visam acolher a racionalidade do mercado. É possível inferir que se vive um período de contexto 

#Questão 955804 - Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Serviço Social

Os desafios para o exercício profissional de assistentes sociais na política urbana são inúmeros e complexos, uma vez que assistentes sociais reconhecem as cidades como lócus das diferentes formas da desigualdade – social, econômica e política. Quanto ao trabalho do assistente social na política urbana, analise as afirmativas a seguir.
I. Na década de 1930 a 1940, o trabalho do assistente social no campo urbano apresentou particularidades sob influências que vão da perspectiva funcional, caracterizada pelas respostas paliativas, paternalistas e burocratizadas do segundo período do governo Vargas, ao ideário da concepção desenvolvimentista do governo Kubitschek.
II. No âmbito da Fundação Leão XIII e seus Centros de Ação Social, o Serviço Especial de Recuperação das Favelas e Habitações Anti-Higiênicas (SERFHA) que o assistente social foi demandado, como trabalhador inserido na divisão sócio-técnica do trabalho, a exercer atividades profissionais de acolhimento e garantia de direitos sociais junto às famílias pobres urbanas moradoras das favelas.
III. A partir da criação do BNH, em meados da década de 1960, o trabalho do assistente social (ao lado de outros profissionais da área das ciências humanas) configurou-se nas propostas teórico-metodológicas e nas concepções interventivas e no caráter administrativo da ação profissional, desenvolvidas no Subprograma de Desenvolvimento Comunitário (SUDEC).
IV. A efervescência política e social do final dos anos 1970 em diante marcam a presença, no cenário nacional, de vários movimentos sociais operários e sindicais, e novos desafios aportaram ao Serviço Social, no papel significativo que segmentos mais críticos da categoria profissional tiveram “na organização dos movimentos de favelas, estimulando, subsidiando e capacitando para as ações reivindicatórias”.
Está correto o que se afirma apenas em

O texto “Agudização da Barbárie e Desafios ao Serviço Social”, da Professora Ivanette Bocshetti, nos revela o embrutecimento das condições de vida e a destruição de direitos conquistados. Demonstra também os processos de expropriação ao qual a classe trabalhadora vem sendo subjugada, apontando os árduos desafios postos ao trabalho de assistentes sociais, que lidam cotidianamente com as mais variadas e agudas manifestações da questão social.


Assinale a alternativa que não corresponde a uma manifestação citada pela autora em seu texto.

A publicação “A Atuação dos Assistentes Sociais na Política Urbana: Subsídios para Reflexão” menciona estratégias políticas e profissionais nos processos participativos por meio da organização política das classes populares.
São ações desenvolvidas pelo(a) assistente social, sob os pressupostos da autonomia profissional que, ainda que relativas, expressam uma perspectiva de classe, exceto: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis