Questões sobre Serviço Social e promoção social

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A educação em saúde é um dos instrumentos do trabalho do assistente social. Como profissional que atua nas relações sociais e cuja intervenção tem uma dimensão socioeducativa no âmbito da política de saúde, as práticas desenvolvidas pelo assistente social se colocam no campo da educação popular em saúde que rompe com o modelo tradicional e favorece a participação e promoção da saúde. Para o assistente social, a educação popular em saúde deve ser pensada como instrumento que

A educação em saúde é um dos instrumentos centrais do trabalho do assistente social no âmbito da saúde. Está diretamente relacionada a projetos societários em cada momento histórico e é atravessada por concepções distintas, podendo se apresentar com abordagens disciplinadoras e estigmatizantes ou como uma contribuição a processos de formação de consciência crítica. Nas origens da Educação em Saúde no Brasil, tem-se que, a partir dos anos 1930, é introduzida a chamada educação sanitária, orientada por uma concepção segundo a qual as boas condições de saúde resultam da

A Educação é concebida pelas entidades do serviço social (CFESS, ABEPSS) como política pública, universal, gratuita e de excelência de qualidade para todos os cidadãos. A inserção dos assistentes sociais nas instituições de ensino superior (IES) conta com parâmetros elaborados por essa categoria para valorizar a educação inclusiva e promover a articulação entre as instituições e os serviços socioassistenciais com vistas a

Considerando o debate contemporâneo sobre família e serviço social, julgue os itens a seguir. O programa Bolsa Família, cuja finalidade é contribuir para o combate à pobreza e à desigualdade no Brasil, possui mecanismos de controle para centralizar as ações em famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, as quais devem cumprir condicionalidades vinculadas ao acesso à educação, à saúde e à assistência social.

Sobre as ações socioeducativas com indivíduos, grupos e famílias no âmbito do trabalho do/a Assistente Social, considere as afirmações a seguir.

I- A orientação e o acompanhamento a indivíduos, a grupos e a famílias são compreendidos como ações de natureza socioeducativa, as quais se afastam de ações que interferem diretamente na vida desses sujeitos, garantindo, assim, a objetividade e a externalidade da atuação do/a Assistente Social.

II- A proposição das ações socioeducativas pelo/a Assistente Social requer o conhecimento do território em que ele/ela atua, bem como das demandas dos usuários, tanto as singulares como as de grupos de usuários.

III- A consolidação das ações socioeducativas desenvolvidas pelo/ a Assistente Social decorre do quanto estática ela é, ou seja, deve-se evitar a reconstrução continuada dessas ações.

IV- O processo reflexivo, um dos pilares das ações socieducativas, é desenvolvido na trajetória da relação entre o/a Assistente Social e o/a usuário/a. Essa relação pauta-se pelo pressuposto da responsabilização do/a usuário/a por suas condições sociais.

V- A socialização das informações, pilar das ações socioeducativas, constitui-se no compromisso da garantia do direito à informação como pré-condição para que indivíduos, famílias e grupos não só viabilizem os seus direitos, mas também usufruam de todo o conhecimento socialmente produzido.

Está correto apenas o que se afirma em

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