Questões sobre Projeto ético político profissional do Serviço Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Projeto ético político profissional do Serviço Social

O Código de Ética ao explicitar o processo de ruptura com o serviço social tradicional remete

A relativa autonomia dos profissionais de Serviço Social e seus compromissos ético-políticos com os usuários dos serviços institucionais lhes permitem desenvolver uma prática profissional

Em relação às concepções que fundamentam o primeiro princípio estabelecido no Código de Ética Profissional do Assistente Social (1993): "reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas a ele inerentes: autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais", julgue os itens seguintes.

I - A dimensão coletiva da liberdade prevê que o livre desenvolvimento de cada um é a condição para o livre desenvolvimento de todos.

II - Deve-se compreender que o princípio da liberdade suplanta o princípio da igualdade, pela semelhança que esta concepção de liberdade tem com o princípio do liberalismo.

III - Observa-se que o projeto de realização de liberdade preconizado no atual código de ética vai ao encontro da dinâmica social capitalista que estimula a liberdade de ser e de empreender.

IV - A experiência da liberdade deve ocorrer exclusivamente na esfera individual conforme preconizava o código de ética profissional dos assistentes sociais de 1986, que não mencionava a dimensão coletiva e a esfera do público.

V - A negação da liberdade pode imobilizar o profissional transformando-o em um cumpridor de tarefas que se submete à lógica do "nada podemos fazer".

Estão certos apenas os itens

Considerando que a formulação de um projeto de intervenção é um dos componentes básicos para o exercício da profissão de assistente social, julgue os itens a seguir, acerca desse assunto.

I O projeto de intervenção constitui uma organização sistemática das ações técnico-profissionais e ético-políticas em resposta às expressões da questão social com as quais se defronta o assistente social no exercício da profissão.

II O projeto de intervenção deve ser nutrido por conhecimentos teóricos e sócio-históricos obtidos mediante investigação, que devem estar articulados aos processos e mediações inscritos no campo das políticas sociais.

III A intervenção do assistente social nas relações sociais deve assumir, necessariamente, um caráter de enquadramento disciplinador, destinado a moldar o cliente ao processo de inserção na instituição e na vida social.

IV Em um projeto de intervenção, a força de trabalho do assistente social só se transforma em atividade ou trabalho quando é associada a meios e condições oferecidos pelas entidades demandantes de seu trabalho.

V O assistente social deve encarar as injunções institucionais como obstáculos que impedem a qualidade de um projeto de intervenção profissional e identificar a responsabilidade desses obstáculos em relação a defeitos, limites ou impurezas da prática.

A quantidade de itens certos é igual a

A ética passa a ser reconhecida como componente fundamental do projeto profissional do Assistente Social na década de 90, e o debate ético leva em consideração que

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis