Questões sobre Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais da FUMARC

Sobre projetos societários, é CORRETO afirmar:
  • A. São projetos coletivos, constituindo-se em projetos microscópicos, como pro-postas para segmentos específicos da sociedade.
  • B. São projetos que apresentam uma imagem de sociedade a ser construída, que reclamam determinados valores para justificá-la e que privilegiam certos meios (materiais e culturais) para concretizá-la.
  • C. São projetos que incluem, necessariamente, uma dimensão política, estando, portanto, diretamente identificados com posicionamentos partidários e se constituindo como estruturas inflexíveis e estáticas.
  • D. São projetos que não necessariamente incluem os projetos de classe, pois absorvem questões de outra natureza (cultura, gênero, etnias, etc.).
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Cohen e Franco (2004) argumentam que a crise econômica sofrida pela América Latina no princípio dos anos de 1980 afetou as condições de vida de importantes segmentos da população. Os autores também defendem que, em situações de escassez de recursos e necessidades incrementadas, é imprescindível elevar o grau de racionalidade das políticas.

De acordo com o exposto pelos autores, a ação que tem um papel central nesse processo de racionalização e é um elemento básico do planejamento é a

  • A. alocação focalizada de recursos públicos e privados.
  • B. aplicação de normas mais austeras.
  • C. avaliação de projetos sociais.
  • D. elaboração de planilhas de custo.
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Todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:

  • A.

    Todo projeto tem um conjunto de hipóteses vinculadas que orientam a intervenção.

  • B.

    A concepção de um problema, suas causas e conseqüências determinam a escolha da estratégia de intervenção.

  • C.

    Todos os projetos identificam a causa dominante do problema e tornam-se frágeis e improdutivos se trabalharem com a multicausalidade.

  • D.

    A não explicitação dos critérios de escolha e dos pressupostos teóricos altera o planejamento das ações e os resultados.

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Ricardo Carneiro (2004) apresenta o seguinte conceito de planejamento:

“O planejamento pode ser entendido, numa concepção ampla, como o processo de elaboração de um roteiro ou programa de ações, articuladas entre si, com vistas à implementação de qualquer empreendimento ou atividade mais complexa”.

Todas as alternativas abaixo são corretas, EXCETO:

  • A.

    Este instrumento serve de guia para a ação, contrapondo-se à tempestividade e improvisação na escolha de condutas ou procedimentos a serem adotados.

  • B.

    A idéia do planejamento não se encontra associada ao processo decisório do agente.

  • C.

    Não faz sentido falar em planejamento não havendo alternativas de ação a serem consideradas no processo decisório.

  • D.

    O planejamento, ao sistematizar e compatibilizar as ações entre si, contribui para o processo de coordenação da execução das decisões referentes àquilo que se pretende fazer no âmbito de uma dada atividade.

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Carla Bronzo (2004) desenvolve o seguinte raciocínio sobre projetos sociais:

“Um projeto social deve ser entendido como o nível mais básico de ações articuladas dirigidas ao campo social. É a unidade básica da intervenção e tem sempre por objetivo produzir alterações nas condições de vida de indivíduos, grupos, famílias e regiões. Busca satisfazer necessidades insatisfeitas, construir capacidades, modificar condições de vida ou promover alterações nos comportamentos e atitudes de grupos sociais (Nogueira, 1998). Os projetos são traduções de intenções, idéias e concepções em ações com consequências diretas sobre a realidade. Para serem executados, os projetos exigem recursos de diversos tipos. Primeiro de poder (....). Recursos de conhecimentos (...). Recursos de legitimidade (...). E por último recursos institucionais/organizacionais (...). Como artífices da política os gestores realizam a mediação entre as intenções declaradas no desenho do projeto e os produtos, efeitos e impactos esperados com a intervenção”.

Leia os seguintes enunciados:

I. Unidade básica de intervenção refere-se à hierarquia existente entre outras formas de planejamento (Políticas, Planos, Programas) e o projeto e não à situações de vulnerabilidade a serem superadas de forma que não se traduzam em risco pessoal e social.

II. Recursos de poder e de legitimidade dizem respeito respectivamente a estabelecimento de objetivos e viabilização de sua realização/ que possibilita a participação nas ações e a adesão a elas.

III. Os gestores intercedem para que as intenções declaradas no desenho do projeto não sejam meros discursos políticos artificiais.

Está correto apenas o que se afirma em:

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II.

  • D.

    II e III.

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Quanto ao diagnóstico do problema central do projeto, é incorreto afirmar que

  • A.

    as dimensões descritiva e explicativa do diagnóstico referem-se respectivamente à descrição e dimensionamento das manifestações mais evidentes do problema/busca de explicações sobre as causas e conseqüências do problema.

  • B.

    o diagnóstico prescinde da revisão da bibliografia sobre o tema, de consulta a documentos, da busca e análise de dados secundários, de entrevistas e visitas a campo.

  • C.

    o diagnóstico implica a coleta e análise de dados e informações de natureza quantitativa e qualitativa.

  • D.

    são elementos do diagnóstico: como o fenômeno se apresenta ao longo do tempo e do espaço, suas características, sua incidência, a magnitude, extensão e percepção da população e de outros atores sobre o problema.

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A compreensão da situação, o diagnóstico e o processo de tomada de decisão se constituem como momentos

  • A.

    do planejamento estratégico.

  • B.

    de qualquer planejamento.

  • C.

    do plano de ação.

  • D.

    do planejamento reflexivo.

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O documento que sistematiza e estabelece o traçado prévio da operação de um conjunto de ações é o

  • A.

    plano.

  • B.

    projeto.

  • C.

    programa.

  • D.

    planificação.

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Myrian Veras (2000) em seu livro Planejamento Social coloca que, enquanto processo racional, o planejamento se organiza por operações complexas e interligadas, que, conforme Ferreira (1965), citado pela autora, são as de

  • A.

    aprendizagem, aplicação, compreensão, avaliação.

  • B.

    orientação, reflexão, aplicação, interação.

  • C.

    reflexão, decisão, ação, retomada de reflexão.

  • D.

    compreensão, estruturação, decisão, aprendizagem.

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O processo de articulação entre gestores, nos diferentes níveis do sistema, o-corre, preferencialmente, nos seguintes colegiados de negociação:

  • A.

    1 e 2.

  • B.

    1 e 3.

  • C.

    2 e 3.

  • D.

    1, 2 e 3.

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