Questões sobre Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais

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Nas últimas três décadas, a avaliação de programas e políticas sociais vem adquirindo relevância no Brasil. Obviamente, esta atenção por parte dos governantes e também do meio acadêmico-científico está diretamente relacionada ao processo de democratização do país. Com a gestão de políticas públicas, em especial aquelas de corte social, contemplando a participação da sociedade nos processos de elaboração e controle social das mesmas, o investimento público precisa produzir resultados consoantes às demandas da sociedade. O debate teórico-metodológico sobre avaliação de políticas públicas contempla diferentes opções, merecendo destaque o enfoque que valoriza a avaliação sobre a efetividade. Para os principais teóricos desse campo, a avaliação sobre efetividade valoriza três critérios:

O planejamento é uma manifestação clara de propósitos e intenções sobre uma situação historicamente dada (ponto de partida) e uma situação desejada (ponto de chegada). Em administração e gestão pública há uma recorrente confusão quanto aos conceitos referentes a planejamento, plano, programas e projetos. A inadequada apreensão destes conceitos resulta, inevitavelmente, no comprometimento do resultado dos objetivos desejados. É correto conceituar programa como

Para Barbosa (1950), o serviço social e o planejamento devem se integrar na medida em que se compreende que “[...] toda a o, sendo intencional, objetiva uma direção, uma dada transforma o da realidade”. Desta forma, o planejamento, para o autor, é um instrumento

O processo de planejamento é dinâmico, envolve todos os executores da ação, devendo ter uma análise do contexto, da situação e da conjuntura (local, regional, nacional e internacional). Nesse sentido, planejar implica: reconhecer e analisar a necessidade de intervenção diante de um problema, estabelecer as alternativas de intervenção, tomar as decisões, avaliá-las e (re)planejá-las. O planejamento do assistente social no serviço público pressupõe:

Por meio da análise das competências e atribuições do assistente social, é possível constatar a relevância do planejamento no exercício profissional. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens. Plano, programa e projeto são documentos decorrentes da ação de planejamento. O plano é um documento mais abrangente, que delineia as diretrizes, as linhas políticas, as estratégias, os objetivos e as metas de um planejamento.

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