Questões sobre Geral

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A intersetorialidade pode ser compreendida como a articulação de saberes e experiências para o planejamento, a realização de avaliação de políticas, programas e projetos, cujo fim é alcançar resultados cooperativos em situações complexas. Mais do que justapor ou compor projetos que continuem sendo formulados e realizados setorialmente, a intersetorialidade traz um conjunto de implicações para a ação do Estado, entre as quais se destacam dois aspectos. São os desafios relacionados:

I. a ameaça que a intersetorialidade representa para a preservação de saberes próprios de uma determinada área do conhecimento;

II. a necessária composição dos sujeitos sociais envolvidos na perspectiva da negociação implícita nos encaminhamentos intersetoriais;

III. os desafios relacionados aos resultados e impactos da intervenção;

IV. a sensibilização de uma dada equipe profissional para a incorporação da perspectiva de totalidade com vistas a alcançar objetivos comuns;

V. as políticas focalizadas territorialmente, em segmentos da população.

Está correto apenas o que se afirma em

Em contraposição à lógica prevalente dos estudos socioeconômicos desenvolvida sob a chancela do serviço social de caso, outra lógica para o encaminhamento desses estudos foi sendo engendrada, a partir da aproximação do Serviço Social da teoria social de Marx, que permitiu tanto o avanço do debate teórico-metodológico da profissão, quanto a construção de seu projeto ético-político. A partir dessa nova perspectiva paradigmática os estudos socioeconômicos ganham uma nova configuração. Eles passam a ser entendidos como

I. fundamentais no enfrentamento das expressões da questão social;

II. procedimentos possíveis em um cenário de desigualdades sociais geradas pelo capitalismo tardio, no caso brasileiro;

III. ações significativas no processo de efetivação, garantia e ampliação de direitos;

IV. estratégias de enfrentamento do cotidiano profissional repleto de pressões;

V. opção metodológica condizente com o projeto ético- -político do Serviço Social.

Está correto apenas o que se afirma em

Para quê, para quem e como pesquisamos? Essas são as indagações centrais quando reconhecemos o cotidiano como categoria de investigação e vemos a pesquisa como uma dimensão integrante do exercício profissional dos assistentes sociais, como uma condição para se formular respostas capazes de impulsionar a elaboração de propostas profissionais que tenham efetividade e permitam atribuir materialidade aos princípios ético-políticos norteadores do projeto profissional. A postura investigativa em Serviço Social valoriza a pesquisa

Historicamente, orientação e acompanhamento são termos largamente utilizados pelos assistentes sociais, para referenciar um arco bastante grande de ações profissionais, especialmente o atendimento individual. Pode-se dizer que discutir ___________ orientação e acompanhamento, em uma perspectiva sócio-histórica, significa discutir dessas ações, uma vez que interferem diretamente na formação de condutas e subjetividades de sujeitos que frequentam o cotidiano dos diferentes espaços sócio-ocupacionais do Serviço Social.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.

A pesquisa faz parte do arsenal metodológico do Serviço Social. Entende-se pesquisa como um processo no qual o pesquisador tem uma atitude e uma prática teórica de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente, pois realiza uma atividade de aproximações sucessivas da realidade, refletindo posições frente a essa realidade. Desse modo, ao considerar a pesquisa qualitativa, todo objeto de estudo apresenta especificidades, pois ele:

I. é a-histórico;

II. apresenta uma identidade com o sujeito;

III. é intrínseca e extrinsecamente ideológico;

IV. é essencialmente qualitativo;

V. exclui o uso de dados quantitativos.

Está correto apenas o que se afirma em

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