Listagem de Questões sobre Geral
Importantes reflexões vêem sendo construídas ao longo da história do Serviço Social sobre seu Objeto e Especificidade. Marque o autor do seguinte conceito: "o objeto da intervenção profissional do Assistente Social é o segmento da realidade que lhe é posto como desafio, aspecto determinado de uma realidade total sobre o qual irá formular um conjunto de reflexão e de proposições para intervenção".
Myrian Veras Baptista.
Vicente de Paula Faleiros.
Josefa Batista Lopes.
José Paulo Netto.
No contexto da teoria social de Marx, a teoria não se "aplica" ao real pois, se ela é condição para explicação do real, é igualmente condição para desvender as possibilidades de ação no processo social. Assim, o correto será a idéia de "perspectiva teórico-metodológica" e não simplesmente de uma metodologia do conhecimento e uma metodologia da intervenção. Nesse sentido, pode-se entender por "perspectiva teórico-metodológica" (Iamamoto):
pautas, etapas e procedimento do fazer profissional que precisam ser seguidas uma vez que o Serviço Social si-tua-se no âmbito das ciências sociais aplicadas.
modo de ler, interpretar, relacionar-se com o ser social; relação entre sujeito cognoscente e objeto investigado .
Articulação da teoria e da prática entendendo teoria como o vetor epistemológico que comanda a ação.
exigências metodológicas de ordem técnica e processu-al que não podem ser alteradas independente da dimen-são fenomênica da realidade a ser trabalhada.
Percebe-se hoje entre os Assistentes Sociais uma busca de se atribuir à prática profissional uma "nova qualidade" tanto no recinto da análise teórica da sociedade e da profissão, quanto no exercício da prática cotidiana no interior do mercado de trabalho. Segundo Marilda Iamamoto, enfrentar essa questão supõe romper com uma dupla visão que vem marcando o de-bate sobre a prática profissional, qual seja:
A perspectiva filantrópica e humanística.
A tendência fatalista e messiânica
O enfoque neo-tomista e positivista.
A influência desenvolvimentista e tecnocrática.
É correto afirmar que:
A noção de necessidade, na concepção funcionalista, resulta de uma visão abstrata do homem.
Que as necessidades não são uma práxis social determinada, ao mesmo tempo, pelas exigências da produção e pela luta de classes nas diferentes frentes.
Que a noção de necessidade, na concepção funcionalista, resulta de uma visão abstrata e concreta do homem
Que as necessidades são uma práxis social, porém não são determinadas, pelas exigências da produção e pela luta de classes nas diferentes frentes.
Podemos afirmar que:
A observação é uma técnica de coleta de dados para obter parte das informações.
A observação possibilita meios indiretos e satisfatórios para estudar os fenômenos.
A observação é uma técnica de coleta de dados que não consiste apenas em ver e ouvir.
A observação obriga ao investigador um contato menos direto com a realidade.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}