Questões sobre Assistência Social no Serviço Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Assistência Social no Serviço Social

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos -SCFV é voltado a quem dele necessitar. A Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais cita diversos grupos que devem ser priorizados, como por exemplo, indivíduos pertencentes a famílias beneficiárias de programas de transferência de renda. Os grupos podem ser realizados de acordo com a faixa etária. Em relação às crianças de 0 a 6 anos, os SCFV, para esta faixa etária, possui como característica a organização e execução das atividades mediante alguns eixos norteadores. Das opções, abaixo, assinale a que apresenta, corretamente, um desses eixos norteadores:
I - Refere-se a competências pessoais, que cada indivíduo, cuidador(a) ou criança precisa desenvolver ou reforçar para estabelecer boas relações interpessoais.
II - Refere-se a competências relacionais fundamentais para o convívio além do binômio criançacuidador(a) e do convívio criança-família em termos de comunicação, empatia, cooperação, respeito e sociabilidade.
III - Refere-se ao desenvolvimento de competências em uma esfera mais restrita de vivência, que fragiliza a noção de direitos e deveres dos sujeitos. 

A capitação ponderada constitui parte do financiamento federal de custeio da Atenção Primária à Saúde segundo o Programa Previne Brasil.
Sobre a capitação ponderada, é correto afirmar que:

De acordo com a Lei Orgânica da Assistência Social, os projetos de enfrentamento da _______ compreendem a instituição de investimento econômico-social nos grupos populares, buscando subsidiar, _______ e tecnicamente, iniciativas que lhes garantam meios, capacidade produtiva e de gestão para melhoria das condições gerais de subsistência, elevação do padrão da qualidade de vida, a preservação do (a) _______ e sua organização _______.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 

De acordo com art. 19, da Lei Orgânica de Assistência Social, compete ao órgão da Administração Pública Federal responsável pela coordenação da Política Nacional de Assistência Social:
I- Expedir os atos normativos à gestão do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). II- Coordenar e articular as ações no campo da assistência social. III- Propor ao Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) a Politica Nacional de Assistência Social, suas normas gerais, bem como os critérios de prioridade e de elegibilidade, além de padrões de qualidade na prestação de benefícios, serviços, programas e projetos. IV- Monitorar estudos e pesquisas no âmbito da seguridade social e democratização do acesso.
Assinale a alternativa que corresponde aos itens corretos.

De acordo com a Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990, são linhas de ação da política de atendimento, EXCETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis