Questões de Serviço Social do ano 2020

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social do ano 2020

INSTRUMENTALIDADE


O Serviço Social se constitui no âmbito das relações sociais, na qual, é o seu palco de atuação, que estão em contínua dinâmica e sofrendo modificações juntamente com a sociedade. De acordo com as modificações da sociedade, a instrumentalidade tem que ser compreendida através do entendimento da dinâmica social, do modo de produção capitalista e do contexto de inserção de novas tecnologias.

A instrumentalidade no exercício profissional do assistente social é algo referente ao uso daqueles instrumentos necessários ao agir profissional, através dos quais os assistentes sociais podem efetivamente objetivar suas finalidades em resultados profissionais. A instrumentalidade é todo o processo de trabalho do assistente social, que está para além das suas técnicas e instrumentos de efetivação do seu trabalho.

Pontuando assim, a instrumentalidade é compreendida como um conjunto de conhecimento do processo de formação do assistente social, levando em considerações as dimensões teórico-metodológico, ético-político e técnicooperativo do Serviço Social, aplicando na realidade concreta com as condições objetivas e subjetivas.

A instrumentalidade no exercício profissional relaciona-se não apenas ao um único conjunto de instrumentos e técnicas, mas também a uma propriedade intelectual e com suas determinações de capacidade ou propriedade constitutiva da profissão, construída e reconstruída no processo sócio histórico. Para dar materialidade às suas ações, o assistente social utiliza-se de um arsenal de conhecimentos, informações, técnicas e habilidades, aprimorando e modificando esses recursos no decorrer da intervenção profissional, pois a atuação profissional está condizente com as novas questões sociais do sistema capitalista.

A instrumentalidade do Serviço Social é a condição de reconhecimento social da profissão. Para compreender o porquê de a instrumentalidade ser a condição de reconhecimento social da profissão dentro do campo do serviço social, é necessário entender que os dois mantêm uma relação cotidiana, pois a instrumentalidade está ligada ao fazer profissional. A instrumentalidade tem a ver com a capacidade e a propriedade que o profissional tem ao desempenhar a sua função nos mais diferentes espaços sociais e ocupacionais, é um conceito dada a importância destinada ao trabalho, enquanto um conjunto de atividades realizadas pelo homem que tem a capacidade de estabelecer um vínculo com a moral, ética e valor.

Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/3l7WUIZ
Leia o texto 'INSTRUMENTALIDADE' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. A instrumentalidade é compreendida como um conjunto de conhecimento do processo de formação do assistente social, levando em considerações as dimensões teóricometodológico, ético-político e técnico-operativo do serviço social, aplicando na realidade concreta com as condições objetivas e subjetivas, de acordo com o texto.

II. A atuação profissional do Assistente Social deve sempre ser destoante das novas questões sociais do sistema capitalista, favorecendo as demandas e necessidades da população mais pobre e estimulando os órgãos públicos a defender os interesses daqueles que mais precisam, de acordo com o texto.

III. De acordo com o texto, a instrumentalidade no exercício profissional relaciona-se não apenas ao um único conjunto de instrumentos e técnicas, mas também a uma propriedade intelectual e com suas determinações de capacidade ou propriedade constitutiva da profissão de serviço social, construída e reconstruída no processo sócio histórico.

Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:

I. No CREAS são realizados atendimentos especializados de forma individual ou em grupo que envolvem atividades coletivas e comunitárias. Além disso, no CREAS também é realizada a orientação sobre o acesso aos benefícios e aos programas de Assistência Social e de outras políticas públicas e são fornecidas informações para a defesa de direitos dos cidadãos.

II. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública da Assistência Social que atende pessoas que vivenciam situações de violações de direitos ou de violências.

III. Podem utilizar o serviço do CREAS todas as famílias ou indivíduos sozinhos que se encontrem em situação de risco, não estando incluídas nesse grupo as vítimas de violência ou de outras formas de violações de direitos.

Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:

I. A falta de documentação por parte do cidadão não impede a realização do atendimento no CREAS, pois esse serviço é gratuito para todas as pessoas e a Assistência Social é um direito de toda a população brasileira, não sendo necessário fazer qualquer tipo de pagamento.

II. No CREAS, o usuário deverá receber um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção da boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.

III. No CRAS é feito o atendimento a pessoas com deficiência, a idosos, a crianças retiradas do trabalho infantil, a pessoas inseridas no Cadastro Único, a beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:

I. No CRAS, o cidadão é impedido de ter orientação sobre o que fazer em casos de violência doméstica, devendo buscar apoio e esclarecimentos em outros serviços públicos.

II. São serviços obrigatórios do CRAS, entre outros, a realização do Cadastro Único, o fornecimento de orientação sobre os benefícios sociais, a realização de cirurgias odontológicas e o fornecimento de apoio para resolver dificuldades de relacionamento e de cuidados com os filhos.

III. Uma pessoa será atendida no CREAS, entre outras situações, por sofrer algum tipo de assédio, de discriminação, de abuso, de violência ou por demandar cuidados em razão da idade ou deficiência.

Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:

I. Estão incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde, entre outras ações, a colaboração na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho; e a formulação da política de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos e outros insumos de interesse para a saúde e a participação na sua produção.

II. Estão incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde, entre outras ações, a participação na formulação da política e na execução de ações de saneamento básico; a ordenação da formação de recursos humanos na área de saúde; a vigilância nutricional e a orientação alimentar.

Marque a alternativa CORRETA:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis