Questões de Serviço Social do ano 2014

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social do ano 2014

#Questão 600285 - Serviço Social, Assistente Social, FAUGRS, 2014, TJRS/RS, Assistente Social Judiciário

O estudo, a perícia, o relatório, o laudo e o parecer sociais fazem parte de uma metodologia de trabalho de domínio específico e exclusivo do(a) assistente social, sendo utilizados em vários campos e instâncias, entre as quais a judiciária.

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando os instrumentos às suas respectivas caracterizações.

(1) Estudo social

(2) Perícia social

(3) Relatório social

(4) Laudo social

(5) Parecer social

( ) Trata-se de exposição sucinta, enfocando a situação analisada, seus objetivos e a análise da situação.

( ) Tem por finalidade conhecer, em profundidade e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional.

( ) Utilizado no meio judiciário como mais um elemento de “prova”, com a finalidade de dar suporte à decisão judicial.

( ) Apresentação descritiva e interpretativa de uma situação ou expressão da questão social, enquanto objeto da intervenção profissional.

( ) No âmbito do judiciário, diz respeito a uma avaliação, vistoria ou exame solicitado, cuja finalidade é subsidiar uma decisão judicial.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é

#Questão 600286 - Serviço Social, Assistente Social, FAUGRS, 2014, TJRS/RS, Assistente Social Judiciário

Considerando a trajetória histórica do Poder Judiciário no Brasil e sua atual estrutura hierárquica, permanece como desafio do Serviço Social a conquista pela sua autonomia técnica, mediante a garantia de condições de trabalho e infraestrutura adequados ao volume e à complexidade das situações sob sua responsabilidade.

Nesse contexto, considere as afirmativas abaixo.

I - No trabalho desenvolvido pelo(a) assistente social, a dimensão investigativa materializa-se por meio da produção do conhecimento sobre o cotidiano e seus sujeitos, de modo a explicar a realidade social e contribuir para a efetivação de direitos, e não para a produção de provas que sirvam de base a ações de responsabilização na área criminal.

II - O Serviço Social, desde suas origens e inserção no campo sociojurídico, até os dias atuais, tem se firmado como colaborador do sistema de justiça, auxiliando a tomada de decisões judiciais de acordo com os valores humanistas cristãos, norteadores de seu projeto ético-político profissional.

III - Nos processos de trabalho, ao realizar entrevistas e registrá-las em relatórios, o(a) assistente social deve posicionar-se de forma imparcial e neutra no juízo a respeito dos indivíduos e grupos atendidos, uma vez que, no âmbito do Judiciário, o saber sistematizado pode ser tomado como “verdade” e interpretado em diferentes perspectivas.

Quais estão corretas?

#Questão 600287 - Serviço Social, Assistente Social, FAUGRS, 2014, TJRS/RS, Assistente Social Judiciário

O(A) assistente social, ao realizar um estudo social, se depara com situações que demandam articulações e ações com vistas a atender a uma necessidade e/ou direito dos sujeitos com os quais interage.

Nesse contexto, considere as afirmativas abaixo.

I - A ação em prol da efetivação de direitos pode ser registrada como informação relevante em relatório e laudo que instruirão o processo judicial.

II - Como membro do Poder Judiciário, o(a) assistente social está impedido(a) de operacionalizar, pois a intervenção elegível para o procedimento em questão está circunscrita à constatação, descrição e interpretação de um caso em situação de perícia.

III - É papel do(a) assistente social realizar os encaminhamentos necessários ou, dependendo do caso, apontar essa possibilidade no relatório ou laudo, de maneira que o Ministério Público e/ou o(a) magistrado(a), por meio da aplicação da lei, garanta o acesso a tal direito.

Quais estão corretas?

#Questão 600288 - Serviço Social, Assistente Social, FAUGRS, 2014, TJRS/RS, Assistente Social Judiciário

Considere as seguintes afirmações referentes ao conceito de instrumentalidade no Serviço Social.

I - Abarca uma série de inovações, incorporando a vertente modernizadora com a utilização de abordagens multidisciplinares, como, por exemplo, a terapia familiar, a terapia comunitária, entre outras.

II - O instrumental utilizado pelo(a) assistente social em seu trabalho não pode ser visto, analisado e aplicado isoladamente, mas organicamente articulado ao projeto ético-político da profissão.

III - A noção de instrumentalidade é uma indicação ética que adquire efetividade histórico-concreta quando se tem uma direção político-profissional, fazendo parte de um conjunto maior da profissão e de uma determinada concepção de Serviço Social.

Quais estão corretas?

#Questão 600289 - Serviço Social, Assistente Social, FAUGRS, 2014, TJRS/RS, Assistente Social Judiciário

O(A) assistente social é chamado(a) a trabalhar no Poder Judiciário para atuar na garantia e na afirmação de direitos. Os processos de trabalho do(a) assistente social nesse campo incluem instrumentos técnicooperativos peculiares: o(a) profissional elabora um __________, que embasa um ___________, que é registrado em um ___________ ou ___________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto acima.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis