Questões de Segurança e Saúde no Trabalho da ESAF

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho da ESAF

Uma empresa de cosméticos utiliza acetona em um ponto de seu processo produtivo. O limite de tolerância (LT) estabelecido pela Norma Regulamentadora 15 para a acetona é de 780 ppm, com um fator de desvio de 1,25. Pela mesma NR 15, a acetona não tem valor teto nem a propriedade de absorção pela pele. Entretanto, existe para o mesmo produto químico um valor de limite de exposição ocupacional (TLV-TWA) de 500 ppm, e um valor de exposição de curta duração (TLV-STEL) de 750 ppm adotados pela ACGIH - American Conference of Governmental Industrial Hygienist. Quanto a situações de risco e a concessão do adicional de insalubridade nesse caso, assinale a opção incorreta.

A avaliação da exposição ocupacional ao ruído, que implique risco potencial de surdez ocupacional, deve ser feita utilizando-se os critérios e procedimentos estabelecidos pela Norma de Higiene Ocupacional 01 – NHO 01 – Procedimento Técnico para a Avaliação da Exposição Ocupacional ao Ruído. A NHO 01 estabeleceu o conceito de nível de exposição como um dos critérios para a quantificação e caracterização da exposição ocupacional ao ruído contínuo ou intermitente. Quanto a esse tema (NHO 01), assinale a opção correta

Em um posto de trabalho, um trabalhador expõe-se, diariamente, durante 8 horas, a um ruído conforme a seguinte situação: 87 dB(A) por 4 horas; 88 dB(A) por 1 hora; 85 dB(A) por 1 hora e 30 minutos; e 80 dB(A) por 30 minutos. Os limites de tolerância para cada exposição são: 87 dB(A) por 6 horas; 88 dB(A) por 5 horas; 85 dB(A) por 8 horas. Quanto a essa situação hipotética, assinale a opção correta.

A Norma Regulamentadora 03 (NR 3 - Embargo ou Interdição), do Ministério do Trabalho e Emprego, estabelece as situações em que as empresas se sujeitam a sofrer paralisações de seus serviços, máquinas ou equipamentos, bem como os procedimentos a serem observados pela fiscalização do trabalho na adoção de medidas punitivas, no tocante à segurança e à medicina do trabalho. Quanto a esse tema, é correto afirmar que

#Questão 98124 - Segurança e Saúde no Trabalho, Geral, ESAF, 2003, MTE, Auditor Fiscal do Trabalho (Prova 3)

No longo prazo a demanda por trabalho é mais elástica em relação ao salário do que no curto prazo. Isso é verdade porque, em longo prazo, quando o salário sobe:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis