Questões sobre NR 17 - Ergonomia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre NR 17 - Ergonomia

A ineficiência na organização do trabalho pode predispor trabalhadores que executam atividades relacionadas, por exemplo, a movimentos com esforços estáticos e preensão prolongadas de objeto (apertar parafusos, jogar tênis), movimentos repetitivos de flexão e extensão dos dedos (digitar, operar mouse) e movimentos de flexão lateral do pescoço, a desenvolver certas patologias. A NR 17 tem como objetivo estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores de modo a proporcionar máximo conforto, segurança e desempenho eficiente. A organização do trabalho deve ser adequada a estas características psicofisiológicas e à natureza do trabalho a ser executado, levando em consideração os seguintes fatores, dentre outros:

A norma regulamentadora no 17, do Ministério do Trabalho, determina que os assentos utilizados nos postos de trabalho devem atender aos seguintes requisitos mínimos de conforto:

As lesões causadas por esforços repetitivos (LER) ou traumas no sistema musculoesquelético (DORT) estão associadas ao trabalho informatizado e já representam quase 70% do conjunto das doenças profissionais registradas no Brasil. A prevenção foi e continua sendo a melhor forma de combate a esse tipo de patologia. A adoção de posturas e ritmos de trabalho mais adequados é fundamental e pode ser delineada a partir de uma análise ergonômica do trabalho (AET), qualitativa ou quantitativa.

 

A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.

AET é um estudo realizado no ambiente de trabalho visando encontrar situações que possam dar origem a LER/DORT decorrentes das cargas físicas do trabalho e fatores como repetitividade, posturas, dispêndio de energia.

Entre os principais objetivos da organização do trabalho estão o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade de vida do trabalhador. Uma das disciplinas científicas que contribuiu enormemente para o atingimento desses objetivos foi a Ergonomia. Pode-se afirmar, nesse sentido, que a Ergonomia:

Agentes Ergonômicos são aqueles relacionados com fatores fisiológicos e psicológicos inerentes à execução das atividades profissionais. Estes fatores podem produzir alterações no organismo e no estado emocional dos trabalhadores, comprometendo a sua saúde, segurança e produtividade. O ajustamento mútuo do homem com seu trabalho é feito levando-se em consideração fatores como: i) implicações do trabalho nos músculos, nervos e juntas; ii) iluminação, temperatura, umidade, ruído, contaminantes atmosféricos e vibração; iii) fadiga visual, cores, sinais auditivos, etc. Os fatores listados nos itens i) ii) e iii) correspondem, respectivamente, a aspectos

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis